
A Redefort registrou um aumento de 15,5% no número de lojas atendidas em um mês. Foto: Divulgação
O Maxfort Atacado e Varejo, primeiro atacarejo da rede gaúcha de supermercados Redefort, adotou a solução da RoutEasy, especializada em roteirização de logística com base em inteligência artificial, para gerir a distribuição em mais de 300 lojas.
A decisão de implantar a ferramenta veio da necessidade de diminuir os processos manuais para aumentar a produtividade das equipes, reduzir custos e conseguir atender mais lojas em menos tempo, sem prejudicar a qualidade do atendimento.
O software da RoutEasy atua no planejamento, controle operacional e gerenciamento de rotas de entrega de maneira a organizar o processo para que não faltem produtos e para que o transporte seja sempre adequado aos perecíveis.
Um ano após a implementação, a Redefort registrou um aumento de 66% na capacidade de entregas por dia e de 15,5% no número de lojas atendidas em um mês.
“Fazer roteirizações manuais gastava muito tempo da nossa equipe, então resolvi buscar algumas soluções no mercado. Antes da utilização do sistema da RoutEasy, fazíamos seis entregas por dia, agora entregamos 10”, compara Marcos Azevedo, analista de logística da Maxfort.
Além disso, houve 10% de redução na quilometragem total percorrida pela frota e de 25% para 7% de entregas com ocorrências.
Segundo a empresa, outro benefício é que a eficiência do processo de distribuição garante que o padrão de qualidade não varie de uma loja para outra. Com isso, o índice de satisfação do cliente chegou a 4,89 pontos de 5.
Fundada em 2001, a Redefort está presente em 111 cidades gaúchas e, no ano passado, inaugurou o atacarejo sob o nome Maxfort junto a um centro de distribuição para abastecer toda a rede.
Localizada em Campo Bom, município da Região Metropolitana de Porto Alegre, a nova unidade teve o investimento de R$ 11 milhões.
Criada em 2016, a RoutEasy tem sede na capital paulista e seu portfólio é composto por mais de 320 clientes como Localiza, Infracommerce, DHL, Shopee, Royal Canin, Mercado Livre e Magalu.
Em agosto de 2021, a empresa recebeu um aporte de R$ 5,8 milhões liderado pelo Grupo Ultra (UVC).