ACORDOS

Rimini e ServiceNow, juntas contra a SAP

O plano é o mesmo de sempre: evitar migrações do ECC para o S/4 Hana em clientes SAP.

24 de outubro de 2024 - 07:24
Rimini e ServiceNow fecharam acordo. Foto: Depositphotos.

Rimini e ServiceNow fecharam acordo. Foto: Depositphotos.

A Rimini Street, uma das maiores empresas de suporte terceirizado de software, acaba de fechar um acordo que a torna também uma implantadora das soluções da ServiceNow, empresa destaque no nicho de gerenciamento de fluxos de trabalho.

O acordo pode parecer um pouco estranho à primeira vista, mas ele é na verdade um complemento interessante para uma das principais estratégias da Rimini: atender clientes interessados em postergar a migração de seus sistemas de gestão da SAP para o S/4 Hana.

A proposta de valor da Rimini é oferecer suporte terceirizado para os clientes da multinacional alemã, que com isso deixam de receber atualizações, e, principalmente, podem postergar a migração do ECC para o S/4.

Com o acordo com a ServiceNow, a ideia é usar parte da economia gerada no suporte para financiar a implementação das soluções de otimização de processos de negócios da ServiceNow, em áreas como TI, atendimento ao cliente, recursos humanos e operações empresariais.

Em nota, as empresas falam em um “novo modelo de software empresarial”, com experiências de usuário superiores e ganhos de produtividade orientados por IA, “em semanas ou meses, e não em anos”, por meio da adoção  da plataforma ServiceNow.

“Os sistemas do século XX geraram uma complexidade que atrapalha a inovação no século XXI”, comenta Bill McDermott, presidente e CEO da ServiceNow. “Essa parceria oferece aos clientes uma plataforma mais unificada e inteligente, permitindo maximizar investimentos em software e acelerar a transformação”, completa McDermott.

Os comentários de McDermott sobre “sistemas do século XX” tem um peso especial, porque até 2019 o executivo americano era CEO da SAP, fundada nos anos 80 na Alemanha.

Nos últimos anos, McDermott vem usando a sua retórica bombástica e outros talentos típicos de CEOs de primeira linha para alavancar resultados da ServiceNow, que espera faturar ao redor de US$ 10 bilhões neste ano, três vezes mais do que antes da entrada do novo CEO.

"Estamos entusiasmados em oferecer às organizações este novo modelo de software empresarial, que maximiza o ROI dos investimentos atuais, integra cenários isolados e libera recursos para inovação", disse Seth Ravin, CEO e presidente do conselho da Rimini Street. 

O acordo com a ServiceNow promete ser de grande importância para a Rimini. A empresa também oferece suporte terceirizado para produtos Oracle, e nos últimos anos começou a trabalhar com Salesforce, mas clientes da SAP respondem por cerca de um terço do faturamento.

(A Rimini não divulga números do Brasil, o índice no país provavelmente é ainda maior, uma vez que quase todos os contratos divulgados no país envolvem tecnologia da SAP).

Em uma entrevista exclusiva para o Baguete, Ravin já havia adiantado que a Rimini deve oferecer suporte ao SAP ECC por mais 15 anos, nove anos a mais do que a fabricante alemã, que promete dar fim ao suporte em 2030.

O problema é que a SAP não está parada e tem iniciativas para acelerar a migração para o S/4, o que é estratégico para a multinacional alemã. 

Nos últimos tempos, o Baguete divulgou alguns casos de clientes que haviam ido para a Rimini anos atrás, e finalmente decidiram fazer o upgrade para o S/4.

Com o acordo com a ServiceNow, a Rimini passa a ter mais um atrativo para reter esses clientes.