
Local contou com um investimento de R$ 30 milhões da prefeitura para as obras. Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio
A prefeitura do Rio de Janeiro acaba de lançar a pedra fundamental para dar início a construção do Porto Maravalley (Pomar), um hub de inovação e educação na região do Porto, no centro da cidade.
O local, que terá 10 mil metros quadrados, pretende reunir startups, empreendedores e mão de obra especializada, transformando a região portuária no mais novo polo tecnológico da cidade.
Nos próximos quatro anos, os arredores do hub também receberão seis novos residenciais para 13 mil moradores.
Com um investimento de R$ 30 milhões da prefeitura para as obras, a previsão é que o hub fique pronto até o primeiro semestre de 2023.
Segundo Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, o aporte foi feito pela prefeitura, mas o gerenciamento e a manutenção do local serão responsabilidade de uma associação de empresas e institutos.
“Aportamos o que é necessário com governança tocada pelo setor privado. É o que a gente deseja para o Rio. O ganho da cidade é o ganho público, não é o ganho estatal. Não podemos ficar sujeitos aos humores dos políticos que surgem aqui e acolá. Aportamos o que é necessário, mas o processo precisa de continuidade”, diz o prefeito para o Mobile Time.
A expectativa é que o Pomar reúna 200 startups e 1 mil empreendedores em até dois anos em um modelo híbrido, priorizando as verticais de economia, biotech, educação, financeiro, telecomunicações, turismo, saúde, entre outras.
Conforme o Mobile Time, o espaço também contará com a primeira graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o IMPA Tech.
O curso, com quatro anos de duração, irá formar profissionais com ênfase em quatro frentes: Matemática, Ciências da Computação, Ciência de Dados e Física.
A seleção dos alunos será feita com base na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e em olimpíadas de conhecimento.
Segundo a Agência Brasil, os 100 novos estudantes por ano terão alojamento e bolsas de estudo para viver no Rio de Janeiro.
“Não tenho dúvida nenhuma que será um marco no desenvolvimento da cidade e que também vai consolidar, sob o ponto de vista urbano, o papel da região portuária com muitos lançamentos imobiliários e empreendimentos. Podem ter certeza de que, daqui a cinco, dez anos, vamos passar e observar que aqui surgiu um dos maiores centros de conhecimento do nosso país, que é esse hub do Porto Maravalley”, afirmou Paes para a Agência Brasil.
Além disso, o projeto Pomar também conta com empresas como Americanas, Rede D’Or, Transferro, Instituto de Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS), Visagio e Movimento Brasil Competitivo.