IPO

Semantix contrata ex-B3 como CSO

A empresa pretende abrir capital na Nasdaq ainda em 2022.

26 de maio de 2022 - 11:55
Marcela Bretas. Foto:  Wander Roberto.

Marcela Bretas. Foto: Wander Roberto.

A Semantix, empresa paulista especializada em big data, analytics e inteligência artificial, anunciou a contratação de Marcela Bretas como Chief Strategy Officer (CSO), ex-B3, para liderar a estratégia de expansão e IPO.

Bretas atuou por quatro anos na bolsa brasileira, primeiro como diretora de planejamento estratégico, parcerias e M&A, depois agregando a diretoria de relações com investidores.

Antes, foi vice-presidente de investment banking do Morgan Stanley e passou por instituições como Fidelity Investments, Banco Santander e Stern Stewart & Co.

A executiva é formada em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem MBA em finanças pela Columbia Business School.

“Marcela traz a combinação perfeita de conhecimento, pensamento estratégico e liderança para nos ajudar a capitalizar novas oportunidades”, destaca Leonardo Santos, cofundador e CEO da Semantix. 

Na nova empresa, Bretas será responsável por liderar as iniciativas de corporate venture, a estratégia de M&A e todos os aspectos de relacionamento com investidores. A companhia pretende abrir capital na Nasdaq ainda em 2022.

“Dados se tornaram o fator diferenciador para as empresas que buscam otimizar custos e desempenho, além de identificar a estratégia. A Semantix está no centro desse movimento. Estou animada para me juntar à equipe nesse momento marcante”, afirma Bretas.

Fundada em 2010 por Leonardo Santos, ex-CIO da Billabong e um dos fundadores da Vantix, uma companhia especializada na área de redes, a Semantix tem hoje presença internacional.

A brasileira tem sede em São Paulo e escritórios em Miami, Cidade do México e Bogotá. Entre os seus mais de 300 clientes em mais de 20 países, estão empresas como Bradesco, Cielo, Vivo, Carrefour e Cargill.

Em fevereiro de 2021, a Semantix comprou a LinkAPI, plataforma de integrações oferecida no modelo de serviço, em uma transação “acima de R$ 100 milhões”.

Os planos de novas compras têm foco em tecnologias SaaS que possam acoplar soluções à plataforma de dados da companhia e acelerar as camadas de business performance nas suas cinco verticais: telecom, saúde, varejo, indústria 4.0 e financial.

Recentemente, a Semantix anunciou a celebração do acordo definitivo de fusão com a Alpha Capital, especializada em aquisição de propósito específico focada em tecnologia, para se tornar uma empresa de capital aberto na Nasdaq.