.jpg?w=730)
Kleber Bacili e Marcilio Oliveira, fundadores da Sensedia. Foto: divulgação.
A Sensedia, empresa paulista de tecnologia para gestão de APIs, vai fechar 2022 com um faturamento de R$ 185 milhões, alta de 42% frente aos resultados do ano anterior.
A companhia atribuiu o bom resultado ao uso acelerado da tecnologia, com a necessidade latente do mercado global para a abertura de dados entre organizações, impulsionada pela crescente digitalização dos mais diversos setores.
"As APIs se consolidaram como o ‘padrão de facto’, ou seja, dominaram totalmente o mercado quando o assunto é conexão entre aplicações e empresas", afirma Kleber Bacili, CEO e cofundador da Sensedia.
Além das iniciativas do Open Finance terem ajudado a impulsionar os resultados da companhia, à medida que a regulação avança, novas funcionalidades se fazem necessárias e, com isso, mais oportunidades surgem.
Em 2022, a empresa mais do que dobrou as áreas de produtos, engenharia e desenvolvimento de negócios. No período, também abriu operação nos Estados Unidos e no México.
Outra ideia tirada do papel este ano foi o Sensedia SPIN, programa global de parcerias da companhia, com o objetivo de ampliar a experiência de distribuição e oferta para o mercado com forte abordagem em capacitação dos parceiros, no âmbito técnico e de negócios.
Para 2023, a expectativa é crescer mais de 50%, com tração especialmente na Colômbia, no México e nos Estados Unidos.
A Sensedia é resultado de um spin off da CI&T, uma grande empresa campinense na área de desenvolvimento de software (com grande presença internacional, inclusive), ainda em 2006. As duas ainda têm uma relação próxima.
Hoje com mais de 850 pessoas no time, a Sensedia compõe a AWS Partner Network (APN) e é membro do marketplace da AWS. Em abril do ano passado, a companhia recebeu um aporte de R$ 120 milhões liderado pela Riverwood Capital.
Entre os clientes da empresa, estão nomes como Novartis, Stefanini, SulAmérica, Natura, Cielo, Honda, Cinemark, Elo e Netshoes.