.png?w=730)
Jimens Lima, gerente sênior de tecnologia do projeto do CESAR (Foto: Divulgação)
O Shopping Recife, presente na capital pernambucana desde 1980, sediará o projeto-piloto de uma solução de inteligência artificial generativa criada pelo CESAR, centro de inovação da cidade, com a consultoria DeepDive, de São Paulo.
Batizada de Smart Shopping, a ferramenta começou a ser desenvolvida esta semana e deve ficar pronta dentro de um mês.
Com o objetivo de oferecer atendimento personalizado para cada cliente em centros de compras, a solução funcionará a partir de comandos de voz ou mensagens de texto, sem necessidade de baixar aplicativos de acordo com o shopping visitado.
Em um primeiro momento, serão conduzidos testes e pesquisas com um grupo seleto de clientes para garantir o funcionamento da ferramenta.
A tecnologia coletará dados e criará um histórico de consumo. Com isso, a ideia é que, em seis meses, a IA já seja capaz de fornecer os serviços personalizados, incluindo sugestões de diversão, serviços e produtos e links diretos para compras.
Além disso, a solução oferecerá assistência virtual via chatbots e outras interfaces. Desse modo, será possível realizar a reserva de cadeiras de rodas, ingressos de cinema e até mesmo localizar objetos perdidos.
“A visita do consumidor ao shopping não é mais uma necessidade primordial de compra. Por isso, o shopping do futuro tem a missão de guiar o público e entender a razão por trás de suas visitas, proporcionando um atendimento personalizado", explica Jimens Lima, gerente sênior de tecnologia do projeto do Cesar.
Fundado há 27 anos, o Cesar faz parte do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, com mais de 350 empresas. Em 2022, a instituição teve um crescimento de 37% na receita.
Com mais de mil colaboradores, a organização possui regionais em Sorocaba, Curitiba e Manaus, atuando também em São Paulo e Rio de Janeiro e internacionalmente na Flórida.
Já a DeepDive foi fundada em 2019 com o intuito de oferecer consultoria focada em inovação e design de serviços. Desde então, vem atuando no mercado de shopping centers por todo o país.
Presente na capital pernambucana desde os anos 80, o Shopping Recife foi pioneiro na região Nordeste, tendo passado por quatro expansões desde então. Hoje, o centro de compras conta com mais de 400 lojas, quatro praças de alimentação e 5,8 mil vagas de estacionamento.