.jpg?w=730)
Wladmir Brandão Foto: divulgação.
A Sólides, HR tech mineira de plataforma em nuvem de gestão de pessoas, acaba de promover Wladmir Brandão ao cargo de diretor de inteligência artificial (CAIO, na sigla em inglês).
Brandão está na companhia desde 2021, quando ingressou como Chief Technology Officer (CTO).
Professor adjunto e pesquisador do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) há 21 anos, o executivo também já passou pelo Centro Universitário de Belo Horizonte como coordenador do programa de graduação.
Antes disso, foi sócio-gestor da Trópica e da Infoquality; cofundador da Netic, focada em educação corporativa; e analista de sistemas trainee da Usiminas.
Sua trajetória acadêmica inclui um bacharelado em ciência da computação pela PUC-Minas, uma especialização em gestão estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também obteve um mestrado em ciência da informação e um doutorado em ciência da computação.
Já na Universidade do Chile, realizou um pós-doutorado na mesma área de graduação.
Na nova posição, o executivo ficará encarregado de estabelecer e executar a estratégia de IA da Sólides, liderando equipes especializadas nessa tecnologia para acelerar a inovação nos produtos e soluções.
"Como novo Chief AI Officer da Sólides, minha missão é liderar a transformação da companhia em uma organização centrada e orientada por dados, que entregue inovação baseada em inteligência artificial para nossos clientes e parceiros. Nosso objetivo é democratizar o acesso à tecnologia, especialmente para pequenas e médias empresas brasileiras, ajudando-as a se tornarem mais competitivas”, ressalta Brandão.
Fundada em 2015, a Sólides tem funcionalidades para atração e gestão de talentos, desenvolvimento e performance, engajamento e retenção, educação corporativa, benefícios e serviços financeiros, além do portal de educação RH Portal.
A solução promete reduzir em até 70% o tempo de contratação, em até 50% o índice de turnover e aumentar em 30% a produtividade das equipes, além de otimizar em 20 vezes o custo em comparação com soluções verticais, como as de recrutamento e seleção.
Atualmente, a Sólides contabiliza mais de 25 mil clientes, totalizando 5 milhões de pessoas impactadas pela sua plataforma.
TENDÊNCIA
A Sólides segue a tendência de grandes empresas ao contratar profissionais experientes e renomados voltados para novas tecnologias, transformações digitais e uso de inteligência artificial.
A Boticário, companhia de cosméticos e perfumes e a maior franqueadora do Brasil, recentemente nomeou Matheus Garibalde como diretor de dados e IA do Grupo.
Garibalde entrou para liderar uma equipe de 300 pessoas, composta por engenheiros e cientistas de dados, além de cerca de 120 engenheiros de machine learning que desenvolvem soluções de IA.
Já a varejista Magazine Luiza criou a diretoria de inteligência artificial e trouxe do mercado o experiente executivo Caio Gomes, que teve passagens pela Amazon e pelo Nubank.
A companhia de Luiza Trajano pretende avançar em projetos para redução do tempo de entrega de produtos, atuar na resolução de conflitos e aperfeiçoar a comunicação com os clientes.