
Mais de 2,5 mil empreendedores participaram do South Summit 2022. Foto: Divulgação/South Summit
O South Summit Brasil 2023, evento global de inovação, está com inscrições abertas para as empresas que quiserem participar da competição de startups.
O cadastro foi liberado nesta terça-feira, 18, e pode ser feito até dezembro no site oficial do evento. Serão aceitos projetos de todo o mundo, de qualquer setor e em qualquer estágio de desenvolvimento.
Na última edição, que aconteceu em maio deste ano, a competição contou com 1 mil startups inscritas de 76 países, das quais 50 foram selecionadas, sendo 17 delas gaúchas e 10 porto-alegrenses.
A conferência reuniu mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais, além de ações especiais dos patrocinadores.
A grande vencedora foi a Yours Bank, fintech gaúcha focada em mesada digital e educação financeira. Outras quatro startups também foram premiadas na competição: Pix Force, Genially, SoluBio e Aprix.
Após realizar a inscrição, as startups passam por um processo de seleção feito por por um comitê de especialistas, com base em critérios como inovação, viabilidade, escalabilidade, sustentabilidade, equipe, além de interesse de potenciais investidores.
Os finalistas poderão apresentar seus projetos presencialmente e acessar uma rede exclusiva, com a possibilidade de reuniões com investidores e corporações em busca de inovação.
No final da competição, cinco startups saem vencedoras nas categorias Destaque, Mais Sustentável, Mais Escalável, Mais Inovadora e Melhor Time.
Na edição de 2023, o evento acontecerá de 29 a 31 de março no Cais Mauá, em Porto Alegre.
“Mais do que debater os temas que vão moldar o futuro, o South Summit Brazil existe para promover conexões. A Competição de Startups é central nessa visão, além de constituir uma ferramenta fundamental para incentivar e contribuir com o desenvolvimento dos ecossistemas em que estamos inseridos”, diz Thiago Ribeiro, CEO do South Summit Brazil.
O South Summit é um evento criado em Madrid, em 2012, que escolheu o Brasil para a sua primeira edição fora da Espanha. Segundo a organização, o objetivo foi colocar o país e a América Latina no mapa mundial da inovação.
Mais de 2,5 mil empreendedores participaram do South Summit 2022, além de 7,5 mil representantes de empresas internacionais. Por meio do aplicativo do evento, mais de 40 mil contatos foram realizados.
Num espaço de 12 mil metros quadrados, foram cinco palcos e oito trilhas de conteúdo: Agritech & Healthcare, Industry 5.0, Fintech, Retailtech, Foodtech, Sustentability & ESG, Society, Innovation e Ecosystem.