MARKETING

Stellantis investe em captação de leads no WhatsApp

Projeto implementado pela Blip fez com que 50% das vendas da marca fossem feitas pelo aplicativo.

05 de abril de 2024 - 09:20
Empresa teve um crescimento de 45% na taxa de geração de leads (Foto: Depositphotos)

Empresa teve um crescimento de 45% na taxa de geração de leads (Foto: Depositphotos)

A Stellantis, fabricante de automóveis que detém marcas como Fiat e Jeep, adotou a ferramenta Click to WhatsApp da Meta, que atrai clientes para o aplicativo de mensagens mais usado do país por meio de anúncios, em um projeto implementado pela Blip, empresa de sistemas de mensagens e chatbots anteriormente conhecida como Take Blip.

A solução, que visa melhorar a comunicação com os clientes, exige que o usuário faça apenas um clique em um anúncio veiculado nas redes sociais para ser levado diretamente para o WhatsApp da marca anunciante e ter uma conversa direta com a companhia.

O objetivo é facilitar o compartilhamento de informações, o esclarecimento de dúvidas, a compra e venda de algum produto ou mesmo o suporte ou o atendimento personalizado.

Antes da implementação, a Stellantis investia apenas 3% de sua verba de marketing no WhatsApp e gerava 100% de seus leads por meio de um formulário no site da empresa, formato que nunca engajou de forma eficiente o consumidor final. 

Atualmente, o investimento da companhia em ações no WhatsApp representa 50% do orçamento da área. 

Com a tecnologia da Meta, a Stellantis passou a permitir que seus consumidores chequem a disponibilidade de agendamento de test drive dos veículos, consultem a localização das concessionárias da região, acessem o catálogo com detalhes sobre o modelo do automóvel e contatem consultores de vendas.

Graças à tecnologia, a empresa teve um crescimento de 45% na taxa de geração de leads.  Além disso, o WhatsApp se tornou o principal canal da companhia para captura de novos leads. 

Hoje, 50% das vendas de carros da Stellantis feitas a partir de canais digitais são oriundas do aplicativo.

Segundo a fabricante, o resultado tem impacto direto com Click Tracker, ferramenta desenvolvida pela Blip, a qual ajuda o cliente a entender de forma detalhada como está a performance dos anúncios do Click to WhatsApp.

A tecnologia também otimiza os investimentos realizados em ferramentas como Facebook Ads e Instagram Ads, permitindo que empresas anunciantes rastreiem diversos dados dos anúncios, como cliques, impressões, alcance, número de conversas iniciadas no WhatsApp, entre outros. 

“Desde o lançamento do nosso contato inteligente no WhatsApp, tivemos mais de 10 milhões mensagens trafegadas e mais de 2 milhões usuários interagindo conosco no canal. Somos um case global e nossos escritórios de outros países querem aprender o que estamos fazendo e replicar. Entendemos que o canal é uma necessidade do cliente, que é quem decide sua própria jornada de compra”, diz Jessica Fischborn, coordenadora de digital growth Latam da Stellantis.

No mercado desde 2021 e com sede em Amsterdã, na Holanda, a Stellantis é um grupo franco-ítalo-americano formado diante da fusão da Fiat Chrysler com o PSA Group.

Entre suas marcas estão Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys.

A empresa conta com três fábricas de veículos no Brasil e tem planos de lançar 43 veículos na América do Sul entre 2021 e 2025 por meio de um investimento de R$ 16 bilhões. Apenas na América Latina, a Stellantis possui 24 mil colaboradores.  

Já a Blip foi fundada em 1999 e conta com 1,3 mil funcionários e cerca de 3 mil clientes em mais de 25 países. Entre eles, estão Dell, General Motors, Hotmart, Mercado Pago, Via Laser Serviços, XP Investimentos, Itaú Unibanco, Coca-Cola, Fiat, Claro, Nestlé, Hermes Pardini e BMG.