.png?w=730)
Fernando Misato, presidente da Sucesu-PR, e Carlos Eduardo Leite Ribeiro, pró-reitor de Estratégia e Gestão do Ensino Superior do UniSenai PR (Foto: Davi Bortolossi).
A Sociedade de Usuários de Tecnologia do Paraná (Sucesu-PR), sociedade civil sem fins lucrativos com foco no setor de tecnologias da informação e comunicação, se uniu ao UniSenai de Curitiba para lançar um MBA em negócios para TI.
O curso tem por objetivo oferecer uma formação integral a executivos e altas lideranças que buscam priorizar em seu trabalho a área de tecnologia da informação para gerar valor aos negócios.
Com duração de 12 meses e aulas on-line ao vivo duas vezes por semana, a pós-graduação irá abordar temas como gestão de pessoas, intraempreendedorismo, economia globalizada, planejamento estratégico, gestão e relacionamento com fornecedores.
“Além de corpo docente com ampla vivência em implantação de ferramentas e tecnologias em diferentes setores industriais, o MBA se apresenta como oportunidade de networking, sobretudo do ponto de vista de implementação de novas ferramenta de tecnologia no longo prazo", explica Carlos Eduardo Leite Ribeiro, pró-reitor de estratégia e gestão do Ensino Superior do UniSenai do Paraná.
A Sucesu é provavelmente a entidade mais antiga no setor de tecnologia da informação no Brasil, tendo sido fundada ainda em 1965 no Rio de Janeiro, quando o tema computação era um assunto apenas para iniciados.
Em alguns estados, como o Rio Grande do Sul, a Sucesu esteve envolvida na criação das primeiras feiras que ajudaram a popularizar a microinformática, ainda nos anos 80, ajudando a criar o caldo de cultivo para o setor de tecnologia atual.
Atualmente, a Sucesu tem sede em Brasília e conta com 14 regionais, tendo Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná entre algumas das mais ativas no país. O número de associados, entre pessoas físicas e jurídicas, chega a 5 mil.
Criado em 1942, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foi idealizado por Getúlio Vargas, para atender a formação de mão de obra para a indústria de base.
A instituição se instalou no Paraná em 1943, e funciona como uma entidade do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Ao todo, são mais de 50 unidades espalhadas pelo estado.