ALERTAS

DER-MG monitora rodovias com dados do Waze

Sistema integrado pela Codex identifica buracos, alagamentos e congestionamentos na malha viária mineira.

09 de janeiro de 2026 - 16:50
Rodovia MG-311, no Vale do Rio Doce - Foto: DER-MG

Rodovia MG-311, no Vale do Rio Doce - Foto: DER-MG

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) passou a monitorar as rodovias estaduais por meio de uma integração com o Waze em um sistema estruturado pela Codex, empresa especializada em governança de dados.

Com a integração, o órgão consegue acompanhar ocorrências recorrentes como buracos, alagamentos, congestionamentos e acidentes transmitidas por usuários do aplicativo, possibilitando uma gestão mais eficiente da malha viária.

A Codex ficou responsável por estruturar a arquitetura de dados que sustenta o sistema e organizar o grande volume de informações transmitidas pelos usuários.

“O principal diferencial da solução está na capacidade de transformar um grande volume de alertas brutos do Waze em uma visão geoespacial única. Isso elimina ruídos e sobreposições, oferecendo ao gestor público uma leitura limpa e confiável das ocorrências”, relata Venicios Santos, diretor de Negócios da Codex.

A empresa desenvolveu uma rotina de extração e processamento em Python, utilizando bibliotecas como arcpy, voltada a operações geoespaciais, pandas, para tratamento e organização de dados, e geopandas, para análise de dados geográficos, integradas à plataforma ArcGIS Enterprise.

Por meio dos alertas emitidos pelo Waze e da rotina criada de filtragem e expurgo de informações descartáveis, o sistema gera alertas georreferenciados, indicando com precisão a localização do problema e atingindo um índice de confiabilidade superior a 90%, segundo a Codex.

De acordo com informações da Seinfra, o número de buracos, por exemplo, caiu de mais de mil para 100 desde a implantação do serviço, em julho de 2025, o que melhora a eficácia dos contratos de manutenção com empresas prestadoras de serviço ao estado e dos investimentos do poder público.

A Codex atua com soluções de dados para tomada de decisão nos setores público e privado, incluindo ESG, mudanças climáticas, segurança e planejamento urbano.

Presente em 16 estados brasileiros, a empresa tem projetos em seis países e impacto em mais de 140 milhões de pessoas por meio dos dados processados.