BOTs

Supergasbras automatiza atendimento com Botmaker

Com robôs de conversação, a ferramenta permite a compra do gás de cozinha pelo WhatsApp

07 de outubro de 2021 - 11:46
Foto: Pexels

Foto: Pexels

A Supergasbras, distribuidora nacional de gás de cozinha, passou a atender clientes com um chatbot da Botmaker, plataforma argentina de automatização de vendas e atendimento a clientes.

Com robôs de conversação por texto ou voz, a nova ferramenta permite que consumidores realizem compras de gás diretamente pelo whatsapp ou no webchat no site da empresa.

A solução está disponível para consumidores de todo o Brasil e já foi utilizada por mais de 142 mil usuários entre fevereiro e julho deste ano.

A mudança segue uma tendência do varejo de atendimento por meio do WhatsApp com um canal de vendas rápido e integrado. 

Segundo o "Mapa do Ecossistema de Bots 2021", do Mobile Time, o app se consolidou como o principal canal para bots no Brasil.

O varejo é o setor que mais utiliza bots (21%) para vendas via WhatsApp, essencialmente para atendimento ao cliente (65%).

Com mais de 70 anos de atuação, a Supergasbras tem 20% do mercado brasileiro de distribuição de gás liquefeito de petróleo, também conhecido como GLP ou gás de cozinha.

A empresa comercializa anualmente cerca de 1,5 milhão de toneladas de GLP para atender 11 mil postos de revenda, cerca de 10 milhões de famílias brasileiras e mais de 40 mil clientes industriais.

São 20 unidades de negócio espalhadas pelo país e aproximadamente 4 mil funcionários. 

Já a Botmaker, fundada em Buenos Aires em 2016, é responsável por uma plataforma open source para desenvolvimento de chatbots e voicebots que se conectam com mais de 20 canais, entre eles WhatsApp, Facebook, Instagram e assistentes de voz. 

Com presença em 35 países, a empresa chegou ao Brasil em 2017, com um escritório em São Paulo. Além do país e da Argentina, possui operações na Colômbia, Estados Unidos e México.

Em seu portfólio de clientes, estão empresas como Clarín, Danone, Santander, AB Inbev e Belcorp.