
Rafaela Marteleto, coordenadora do Blip Purpose na Take Blip. Foto: Divulgação
A Take Blip, empresa de sistemas de mensagens e chatbot, contratou a Totvs Consulting, divisão de consultoria da gigante brasileira de software de gestão, para intensificar sua agenda de governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês).
Até o momento, a Take Blip já conta com um plano de atuação para criar um comitê de sustentabilidade, que tem o objetivo de avaliar e fornecer suporte para que a sustentabilidade e premissas da agenda façam parte do planejamento estratégico da empresa.
“Com o auxílio do nosso comitê, possibilitamos que a sustentabilidade e premissas ESG sejam inseridas de forma estratégica, fortalecendo uma cultura sustentável e gerando resultados mais consistentes”, diz Rafaela Marteleto, coordenadora do Blip Purpose na Take Blip.
Após o desenvolvimento do comitê, os próximos passos da companhia são a finalização da matriz de materialidade e de um relatório de maturidade ESG, que irá mapear e desenvolver ações, indicadores e definição de metas.
Antes da chegada da Totvs Consulting, a Take Blip já possuía o Blip Purpose, uma área que trata da agenda ESG e das estratégias de propósito e impacto da companhia.
Nos últimos anos, a área atuou com a implementação de ações como a construção de um programa de voluntariado para seus funcionários e o lançamento de um programa de formação tecnológica, que já distribuiu mais de 35 mil bolsas gratuitas.
O programa de voluntariado é dividido em duas frentes e garante 8 horas por trimestre para que os funcionários participem dele.
A primeira é o Bots do Bem, no qual uma equipe se organiza para construir contatos inteligentes que impactam a sociedade ou possam impulsionar a comunicação de instituições do terceiro setor.
Já a segunda frente, é a Mentoria Voluntária, feita para auxiliar no desenvolvimento de pessoas do programa de jovens aprendizes da empresa ou pessoas em vulnerabilidade social atendidas por algum projeto social.
A área de consultoria no tema ESG da Totvs é recente, tendo sido lançada no ano passado.
A companhia já é signatária desde 2014 do Pacto Global da ONU, um conjunto de medidas importantes do ponto de vista da responsabilidade social corporativa.
A investida de ESG da Totvs é orientada tanto para clientes da base de software de gestão (a Take Blip usa soluções da Totvs na sua de RH) como fora dela (a Owens-Illinois, outro case divulgado, não é cliente de nenhum produto Totvs).
A Take Blip, fundada em 1999, conta com 1,3 mil funcionários e cerca de 3 mil clientes em mais de 25 países, incluindo nomes como Dell, General Motors, Hotmart, Mercado Pago, Via Laser Serviços, XP Investimentos, Itaú Unibanco, Coca-Cola, Fiat, Claro, Nestlé, Hermes Pardini e BMG.
Em junho deste ano, a empresa recebeu um aporte em rodada série B de US$ 70 milhões, cerca de R$ 877 milhões na cotação atual, do Warburg Pincus, fundo global de private equity.