INFRA

TCE-AC adota hiperconvergência com Nutanix

Projeto no órgão de controle contou com a implantação da TD Synnex. 

12 de dezembro de 2022 - 13:56
O TCE-AC atua desde 1987 (Foto: Divulgação)

O TCE-AC atua desde 1987 (Foto: Divulgação)

O Tribunal de Contas do Acre (TCE-AC), adotou a plataforma de hiper convergência da Nutanix, especializada em computação em nuvem privada, híbrida e multicloud, com a TD Synnex, fornecedora de serviços de tecnologia da informação norte-americana.

Segundo o órgão, o projeto teve início diante da necessidade de renovar sua infraestrutura de hardware e melhorar a performance e versatilidade na gestão de suas máquinas virtuais, assim como obter um novo ambiente de TI que suportasse novos projetos e serviços.

Até então, os servidores do data center estavam desatualizados e o Tribunal enfrentava problemas com outros dispositivos que não atendiam mais às suas necessidades computacionais.

Para resolver as questões, o órgão encontrou a solução da Nutanix através dos cases do Tribunal de Justiça do Amazonas, do Governo do Estado de Rondônia, e do Tribunal de Contas dos dois estados.

A adesão foi feita por meio de atas de registro, sem a necessidade de abrir um processo licitatório. Inicialmente, o TCE-AC migrou todas suas máquinas virtuais para um ambiente de hiper convergência em um cluster com três nós e dois switches.

De lá para cá, atualizações foram implementadas e, hoje, tudo é feito nesse ambiente computacional principal com aplicações e gerenciamento da infraestrutura que suportam os serviços ao cidadão.

Antes da implementação da plataforma da Nutanix, o time de TI do órgão gastava uma hora e meia para montar uma máquina virtual configurada para uso.

Desde a adoção da tecnologia, são precisos apenas 30 segundos para que os funcionários realizem a tarefa por snapshot, criando clones das máquinas de modo a disponibilizar mais rapidamente os recursos.

Além disso, o time de segurança da informação do TCE-AC passou a monitorar todo o ambiente com um único painel de controle.

Outra vantagem apontada foi a redução do espaço físico. Previamente, o Tribunal possuía oito servidores físicos e dois armazenamentos de aplicações. Agora, toda a estrutura é abrigada por seis nós que ocupam um rack.

Diante do sucesso da implementação, o projeto entrou em expansão com a construção de mais uma sala de data center. Em 2023, a instituição ainda deve migrar para a plataforma de virtualização hypervisor AHV, da Nutanix.

Em maio deste ano o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) também adotou a plataforma da Nutanix para o atendimento ao cidadão e a transmissão dos boletins de urna ao sistema central do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em um projeto desenvolvido com a Approach Tecnologia, integradora catarinense da marca.

Criado em 1987, o Tribunal de Contas do Estado do Acre é responsável por analisar questões jurídicas sobre despesas públicas e julgamento de contas relativas em nome do Acre.

O órgão é responsável por atender a demanda de todos os 22 municípios do estado, além do público externo, totalizando cerca de 300 usuários e dispositivos internos.

Fundada em 2009, a americana Nutanix é especializada em computação em nuvem privada, híbrida e multicloud. Listada na Nasdaq, tem 6,1 mil funcionários e receita de US$ 1,39 bilhão no último ano fiscal.

Já TD Synnex, está no mercado desde 1985, atuando como distribuidora global de tecnologia em infraestrutura de TI híbrida. 

Com sede em Clearwater, na Flórida, e Fremont, na Califórnia, a empresa atende mais de 150 mil clientes em mais de 100 países com o auxílio de seus 22 mil colaboradores.