
Praça de Horizontina, cidade-sede da Tecnicon. Foto: Prefeitura Municipal.
A Tecnicon, empresa de ERP com sede em Horizontina, a 496 km de Porto Alegre, está em franca expansão: de abril para cá, abriu unidades em Recife, Manaus e Fortaleza, que se somaram às já mantidas em Joinville, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, reforçando a meta de estar em todas as principais cidades do país até 2015.
Para tanto, a meta é abrir quatro novas unidades por ano.
O crescimento também passa pela equipe, que hoje soma cerca de 10 colaboradores em cada unidade, mas deve triplicar em todas elas nos próximos meses, segundo Claudiomiro Fernando Rex, CEO da Tecnicon.
“Atendemos a mais de 500 clientes em todo país”, conta o executivo.
A lista traz nomes como CJ Automotiva, Faccini, Industrial Busse, Diesel, Mendonça Imports, RDA e ZAP, entre outros.
Para concorrer no acirrado mercado brasileiro de ERP, a companhia gaúcha aposta em diferenciais como o atendimento 100% direto.
“Adotamos uma equipe totalmente interna, não acionando terceiros para desenvolvimento, implantação ou suporte dos produtos. Todos os funcionários são CLT, estimulando o vínculo e o comprometimento”, conta o CEO. “Eu mesmo me envolvo pessoalmente nas contratações da equipe técnica e administrativa”, completa.
Para completar a estratégia, a Tecnicon também aposta em incremento do portfólio.
Há mais de 20 anos no segmento de ERP, a companhia também estruturou uma equipe de consultoria especializada em gestão, com base em demandas apresentadas pelos próprios clientes.
A expansão também deve chegar aos segmentos atendidos: focada no setor automotivo, incluindo manufatura, varejo e distribuição, a companhia também mira as áreas metal mecânica, plástico e borracha, indústria química e redes de materiais de construção.
O faturamento, Rex não revela. Mas garante: a empresa dobra de tamanho a cada ano.
“E nosso projeto prevê crescimento de dois dígitos ao longo dos próximos cinco anos”, finaliza.