ECOSSISTEMA

Tecnopuc terá servidor de alta complexidade

Parque fechou acordo com Intel e Dell para suportar o volume de dados gerados pelo uso de IA.

22 de agosto de 2024 - 11:40
Leandro Pompermaier, gestor de relacionamento e negócios do Tecnopuc. Foto: Divulgação

Leandro Pompermaier, gestor de relacionamento e negócios do Tecnopuc. Foto: Divulgação

O Tecnopuc, parque científico e tecnológico da PUCRS, anunciou um acordo com a Intel e com a Dell Technologies para oferecer um servidor dedicado com unidades de processamento gráfico (GPUs) de alta complexidade às startups do ecossistema.

Com o objetivo de dar suporte ao volume de dados gerados pelo uso de inteligência artificial, o equipamento será gerenciado pelo Laboratório de Alto Desempenho (LabLADIdeia) da universidade.

Inicialmente, será instalado no coworking do Hub de IA e Ciência de Dados (NAVI), liderado também pela Wisidea Ventures, empresa de desenvolvimento e investimento em startups.

A ideia é que o novo recurso seja usado por toda a comunidade que trabalha com inteligência artificial dentro do espaço.

Segundo Leandro Pompermaier, gestor de relacionamento e negócios do Tecnopuc, a adição deste servidor é um grande avanço para o parque, pois proporciona às empresas residentes um acesso sem precedentes a recursos de processamento essenciais para projetos de IA e machine learning.

“Isso não apenas acelera a inovação dentro do Parque, mas também amplia as possibilidades de criação de novos negócios, permitindo que as empresas testem e validem suas ideias em um ambiente altamente competitivo e tecnológico”, destaca Pompermaier.

Criado em 1999, o Tecnopuc abriga mais de 290 organizações, somando mais de 6,5 mil pessoas envolvidas. 

Entre as empresas instaladas no campus, estão companhias de tecnologia, como Thoughtworks, HPE e Digicon, e centros focados em grandes organizações, como Sicredi e Marcopolo.

A Dell é uma empresa estadunidense fundada há mais de 40 anos, especializada em hardware, como computadores pessoais, servidores, notebooks, dispositivos de armazenamento, switches, entre outros periféricos. 

A companhia opera em mais de 180 países com centros de desenvolvimento, suporte ao cliente e fábricas.

Constantemente citada na lista da Fortune 500, a empresa ocupa a 28ª posição do ranking e registrou lucro de US$ 1,16 bilhão no quarto trimestre fiscal de 2023, alta de 91% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo informações do site Valor Econômico.

Criada em 1968, a Intel é uma multinacional de tecnologia especializada na produção de processadores para fabricantes de sistemas de computadores.

Sediada em Santa Clara, Califórnia, a Intel registrou uma receita de US$ 54,2 bilhões no ano passado. Entre seus clientes, estão nomes como Apple, Lenovo, HP e Dell.