ESG

V.tal reaproveita cabos com Furukawa

Projeto recondiciona cabos de fibra óptica excedentes ao invés de descartá-los.

01 de dezembro de 2023 - 12:58
Marcelo Souza, vice-presidente de operações da V.tal (Foto: LinkedIn)

Marcelo Souza, vice-presidente de operações da V.tal (Foto: LinkedIn)

A V.tal, empresa de rede neutra de fibra óptica oriunda da Oi, se juntou à Furukawa, fabricante japonesa voltada à infraestrutura de rede de comunicação e energia, em um projeto nacional de recondicionamento de cabos.

Anteriormente, todos os cabos excedentes na instalação do serviço de fibra eram descartados em aterros sanitários, conforme a regulamentação prevista.

Agora, a Furukawa realiza a coleta do material e o submete a um processo de limpeza, testes e reconectorização para identificar quais cabos podem ser reaproveitados. Ao final da jornada, a V.tal recompra os cabos a um preço reduzido para que sejam utilizados em novos trabalhos.

A execução do projeto foi iniciada em janeiro deste ano a partir do Rio Grande do Sul e do Paraná. Ao todo, já foram enviadas à Furukawa 123 toneladas de material que seria descartado.

Entre esse montante, 53 toneladas já passaram pelo processo de triagem, resultando em um reaproveitamento de 15,5 toneladas, 30% do volume. 

“O nosso objetivo é que esta taxa aumente à medida que toda a cadeia de processo amadureça e potencialize para os demais estados do país, que deve acontecer até o final do ano. Além de diminuir o impacto no meio ambiente, essa iniciativa pode promover também uma redução de custos ao recomprar o material com preço reduzido”, destaca Marcelo Souza, vice-presidente de operações da V.tal.

Inicialmente chamada de InfraCo, a V.tal começou como a divisão de infraestrutura de fibra ótica da Oi e foi a primeira no país a lançar o modelo de rede neutra fim a fim. 

A companhia se tornou independente em agosto de 2021 e, hoje, é controlada por fundos de investimentos do BTG Pactual.

Detentora da maior infraestrutura do país, a V.tal tem cerca de 430 mil km de fibra óptica terrestre, chegando a 2,3 mil cidades e 20 milhões de residências. Até 2025, o plano é chegar a 32 milhões de casas passadas disponíveis para contratação em todos os estados.

Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, a Furukawa possui unidades industriais em Curitiba, Sorocaba e Santa Rita do Sapucaí. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina; Palmira, na Colômbia; e Mexicali, no México.