(1).png?w=730)
Foto: Divulgação
A Tuberfil, fabricante de tubos de aço e peças tubulares, migrou para o S/4 Hana, a última versão do software de gestão da SAP rodando na nuvem, em um projeto implementado pela Numen IT, parceira da multinacional alemã sediada em São Paulo.
A companhia utilizava desde 2007 o Enterprise Central Component (ECC), ERP lançado há 20 anos pela SAP, e optou por fazer um upgrade de sistema.
“O planejamento estratégico da empresa passa por crescimento, melhoria de processos e atuação em novos negócios. Entendemos que a nossa versão do ECC estava desatualizada e se tornaria um obstáculo para a evolução do negócio”, explica Jefferson Nogueira, CIO da Tuberfil.
A migração foi feita em 10 meses com base no Hana Enterprise Cloud (HEC), serviço gerenciado de hospedagem em nuvem privada para o novo ERP e aplicações relacionadas. Segundo o executivo, ele permite realizar a transição de forma mais fácil e abrangente.
“Desde o início, nos preocupamos em fazer um ótimo planejamento para a implantação. Envolvemos a SAP, através de seu Customer Office, desde o início do projeto. Não abrimos mão de seguir a metodologia activate à risca e de termos no cronograma bastante tempo dedicado aos testes. Outro ponto importante foi nossa diretriz de ficar o máximo possível no padrão do SAP, evitando ao máximo desenvolvimentos”, relembra Nogueira.
De acordo com o CIO, os principais desafios do projeto foram a migração da carga de dados do ECC para o S/4 Hana, a necessidade de evitar customizações, a importância de comunicar toda a empresa sobre a evolução da transição e o treinamento que deveria ser feito com todos os colaboradores.
O go live aconteceu em janeiro de 2024 e, segundo a companhia, nem os processos da Tuberfil e nem os clientes foram afetados.
Na avaliação de Nogueira, os processos antigos e novos da empresa já apresentam melhorias, com maiores ganhos de qualidade e performance.
“Várias automatizações já estão funcionando, facilitando o trabalho de várias áreas do negócios. Fizemos uma grande mudança no nosso processo produtivo e já estamos observando ganhos na acurácia das informações, além de um melhor controle sobre esse processo”, conta o CIO.
A Tuberfil ainda espera maiores resultados para depois da fase de estabilização do projeto.
Para este ano, a indústria planeja uma segunda onda, com a implementação de outros módulos SAP.
Oriunda de Indaiatuba, no interior de São Paulo, a Tuberfil nasceu em 1966 com a comercialização de tubos de aço. Em 1988, a empresa passou a ter produção própria.
Hoje, a indústria opera em três unidades, nas paulistas Indaiatuba e Salto e na mineira Estiva, produzindo cerca de 100 mil toneladas de tubos anualmente.
Fundada em 2009, a Numen IT foi criada por profissionais com décadas de experiência em consultoria de serviços SAP, análise de processos de negócios, desenvolvimento de sistemas, gerenciamento de projetos e implementação.
Ao todo, são mais de 600 projetos entregues e mais de 80 clientes impactados por mais de 600 consultores.