INTEGRAÇÕES

Unicred: APIs para o Open Finance com Sensedia

Toda uma arquitetura foi concebida para facilitar a criação de novos produtos e serviços.

22 de dezembro de 2023 - 11:14
Mateus Casanova Pereira, gerente de produtos na Unicred (Foto: LinkedIn)

Mateus Casanova Pereira, gerente de produtos na Unicred (Foto: LinkedIn)

A Unicred, cooperativa financeira com atuação nacional, contratou a Sensedia, empresa paulista de tecnologia para gestão de APIs, para fazer as integrações de sistemas demandadas pelo Open Finance.

Em um primeiro momento, a companhia se deparou com as necessidades de cumprir as normas do novo sistema, se adaptar aos processos das instituições e adequar a arquitetura, governança de APIs e proteção de dados. 

“Contamos com a ajuda da Sensedia como um parceiro estratégico. Toda a expertise do contexto Open, transparência e parceria de longa data em outras iniciativas foram fatores decisórios na escolha”, conta Luís Augusto Schüler, diretor de produtos e tecnologia na Unicred. 

Com a parceria fechada com a Sensedia, o próximo passo foi integrar os sistemas legados com as novas tecnologias que poderiam surgir, além de garantir a escalabilidade para lidar com a possível demanda crescente por serviços do Open Finance. 

“Além da preocupação com todo o sistema, é necessário que as instituições financeiras implementem APIs para permitir o compartilhamento de dados com terceiros, levando em conta que compartilhar dados dos clientes é uma preocupação crítica”, destaca Natalia Cruz, head de Open Finance na Sensedia. 

Após todas as implementações e adaptações necessárias, a Unicred afirma já notar ganhos, uma vez que o portfólio de produtos da instituição vem crescendo, bem como sua participação na área da saúde.

Toda a arquitetura foi concebida para facilitar a criação de novas ofertas de produtos e serviços. 

“Assim, temos ainda mais oportunidades para que eles se conectem ao ecossistema do Open e da Unicred, já que estamos mais estruturados e com a escalabilidade necessária para fazer o lançamento de produtos e serviços aos nossos cooperados”, explica Mateus Casanova Pereira, gerente de produtos na Unicred. 

As gestões financeira pessoal e de pessoa jurídica (PFM e BFM, respectivamente) são algumas das novidades da cooperativa que permitem a integração de dados de contas bancárias, cartões de crédito e de outros produtos e serviços financeiros.

Com isso, é possível trabalhar com inteligência de dados e sistemas analíticos de recomendações financeiras visando a organização das finanças dos cooperados. 

Outra novidade é a Unicred Pay, plataforma que já conta com mais de 10 mil cooperados cadastrados que podem realizar vendas por meio de links de pagamentos, transformando a instituição em uma Iniciadora de Transação de Pagamentos (ITP).

O serviço facilitado pelo modelo Open Finance permite que o usuário faça transferências digitais por meio dos saldos que possui em outros bancos através de um único canal.

De acordo com a Unicred, a abertura de APIs também otimizou a entrada de novos parceiros.

“Com a plataforma da Sensedia, pudemos analisar quais funcionalidades poderíamos usar para trazer parceiros para a Unicred e, com isso, oferecer soluções para cada necessidade dos nossos cooperados. Com isso, podemos ter no nosso core de negócios as melhores ofertas de parceiros, economizando tempo em desenvolvimento de produtos que teríamos que fazer dentro de casa”, detalha Pereira.

Fundada em 1989, a Unicred começou como uma cooperativa com serviços financeiros voltados para médicos. Junto com o Sicredi e o Sicoob, a empresa está hoje entre as maiores instituições financeiras desse tipo no país, com R$ 19,8 bilhões em ativos totais. 

Hoje o Sistema Unicred conta com uma Confederação Nacional, com sedes em São Paulo e Porto Alegre, além de quatro centrais, 29 cooperativas e aproximadamente 354 unidades de negócios em 15 estados brasileiros, com mais de 300 mil cooperados.

Já a Sensedia é resultado de um spin off da CI&T, uma grande companhia campinense na área de desenvolvimento de software (com grande presença internacional, inclusive), ainda em 2006. As duas ainda têm uma relação próxima. 

Hoje com mais de 850 pessoas no time, compõe a AWS Partner Network (APN) e é membro do marketplace da AWS. 

Em abril do ano passado, a Sensedia recebeu um aporte de R$ 120 milhões liderado pela Riverwood Capital. A empresa fechou 2022 com um faturamento de R$ 185 milhões, alta de 42% frente aos resultados do ano anterior.

Entre os seus clientes, estão nomes como Novartis, Stefanini, SulAmérica, Natura, Cielo, Honda, Cinemark, Elo e Netshoes.