(1).jpg?w=730)
Foto: pexels
A Unimed Norte de Minas, que atende mais de 75 mil pessoas de 74 cidades do estado, adotou a solução da Smark, empresa gaúcha especializada em CRM.
Segundo Bruno Tibo, coordenador de vendas da cooperativa, existia uma necessidade de encontrar uma ferramenta que auxiliasse a equipe durante o distanciamento social e se adequasse ao novo processo de vendas envolvendo internet e redes sociais.
"A gente usava uma ferramenta de gestão. No entanto, a plataforma não fazia a gestão de clientes, então isso acontecia em planilhas do Excel. Lá, eram registradas algumas atividades feitas com o cliente. Ficamos vários anos funcionando dessa forma, mas a pandemia trouxe novas necessidades", explica Tibo.
Em seguida, a empresa tentou mudar a gestão de vendas para uma ferramenta no navegador, porém ela também mostrou deficiências. Ao realizar uma pesquisa sobre CRMs focados em planos de saúde, Tibo conheceu a empresa gaúcha.
"Encontramos a SMark como referência. Quando fui pesquisar quais CRMs poderiam nos atender, o SMark Saúde foi o que mais teve destaque por já entender do negócio e já ter opções feitas para atender especificamente a esse segmento", conta o coordenador.
De acordo com a empresa, a adaptação foi rápida e os vendedores viram que a ferramenta veio para ajudar.
"Para quem antes usava papel, hoje é impossível sair do CRM porque é lá que está toda a gestão. O treinamento durante a implantação ajudou muito na adaptação, que foi muito rápida. Tivemos vários encontros com o pessoal da SMark, até agora continuamos tendo e recebendo suporte", conta Tibo.
As mudanças começaram pelos recursos e processos, porém, para a Unimed Norte de Minas, um dos destaques foi a capacidade de se integrar a outros softwares.
“O SMark CRM integra-se bem ao RD Station, com landing pages e os formulários que os clientes preenchem. O coordenador já recebe as informações do formulário direto na plataforma. Então, na hora de fazer o contato com o cliente, o vendedor já tem acesso facilitado a essas informações. Esse processo é praticamente imediato”, relata o profissional.
Com a visualização do dashboard, o gestor pode enxergar o cronograma de atividades de cada vendedor e, até mesmo, o que está em atraso.
Antes da implementação, 80% dos vendedores deixavam de fazer follow up com os clientes após um ou dois contatos. Hoje, com a organização dos acompanhamentos, a Unimed Norte de Minas registra contratos fechados após cinco ou seis contatos.
"Com um CRM especializado para a área da saúde, conseguimos entender o que a operadora precisava e adequar o software e a linguagem para que o SMark Saúde seja um impulsionador de verdade para os vendedores e gestores", afirma Leandro Ceccato, CEO da SMark.
A SMark desenvolve um trabalho específico junto às regionais da Unimed. Atualmente, atua com 16 regionais espalhadas por cinco estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Alagoas.
Fundada em 1998, a SMark CRM tem sede no Tecnopuc, em Porto Alegre, e foi uma das pioneiras no Brasil em CRM para gestão de vendas.