VAREJO

Via implementa WMS em Jundiaí

Solução da Manhattan Associates chegou ao maior centro de distribuição da companhia.

31 de janeiro de 2023 - 08:57
O CD de Jundiaí é considerado o maior do setor varejista na América Latina. Foto: Arquivo/Via

O CD de Jundiaí é considerado o maior do setor varejista na América Latina. Foto: Arquivo/Via

A Via, dona do Ponto Frio e das Casas Bahia, expandiu a implantação da solução Manhattan Active Warehouse Management (WMS), da multinacional especializada em ferramentas para a cadeia de suprimentos, para o seu centro de distribuição de Jundiaí, em São Paulo.

O CD, que é considerado o coração logístico da rede e o maior do setor varejista na América Latina, começa a operar com o sistema a partir de fevereiro.

A companhia já era cliente da Manhattan Associates desde 2018 e, em 2021, já tinha adotado a ferramenta para gerenciar 1,1 milhão de metros quadrados de armazenagem.

Com a implantação em Jundiaí, um total de nove centros de distribuição passam a contar com o novo sistema. Eles estão espalhados pelos estados do Paraná, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amazonas. 

A expectativa da Via é que cerca de 90% da malha logística da companhia seja atualizada ainda em 2023, melhorando a integração digital demandada pela área de e-commerce.

Com isso, são esperados ganhos como a ampliação das operações 3P (third-party seller), de comercialização por parceiros do marketplace, além da otimização e ganho de tempo com os processos internos e a atualização automática e constante do software a cada 90 dias. 

Assim, a empresa espera fortalecer sua oferta de serviços para as mais variadas demandas, como o fulfillment, o full commerce e soluções logísticas para outros negócios.

“Essa solução facilita a estratégia de omnicanalidade da Via. Com o novo WMS da Manhattan, a divisão do estoque passa a ser mais eficaz entre todos os nossos canais de comercialização e isso conversa com a missão da empresa que é vender onde, como e quando o cliente quiser”, afirma Fernando Gasparini, diretor de logística da Via.

Conforme a companhia, ela é a primeira empresa de varejo no Brasil a converter um sistema de gerenciamento logístico para o armazenamento de dados na nuvem.

A Manhattan Associates é uma empresa discreta, mas líder no nicho de software para a área de supply chain, com mais de 1,2 mil clientes, ações listadas na Nasdaq e uma receita de US$ 198,1 milhões registrada no terceiro trimestre de 2022.

No Brasil, a empresa está presente há oito anos, com clientes como Nike, Riachuelo, Raia Drogasil, GPA e DHL.

Já a Via é dona do e-commerce e das lojas da Casas Bahia e Ponto Frio; as vendas online do  Extra.com.br; as soluções financeiras do banQi; a fábrica de móveis Bartira; e a logtech Asap Log, além de possuir associação com a Distrito. 

A companhia possui cerca de 45 mil funcionários e atua em mais de 450 municípios do país, com aproximadamente 1,1 mil lojas físicas, 30 centros de distribuição e hubs de entregas e 97 milhões de clientes.