.png?w=730)
Fábio Carneiro (Foto: LinkedIn)
A Vivo anunciou a aquisição da Ipnet, carioca que atua como uma das principais parceiras da Google no Brasil, por um valor que pode chegar até R$ 230 milhões, a depender do cumprimento de metas operacionais e financeiras dentro dos próximos quatro anos.
A operação será feita por meio da Telefónica Cloud Brasil (TCloud Brasil), com 50,01% de participação, e pela Telefónica Tech (49,99%), e está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
No mercado desde 2002, a Ipnet oferece soluções de produtividade do Google Workspace e serviços da Google Cloud Platform.
Hoje, a empresa possui 268 colaboradores, dos quais 140 são certificados pela Google, e uma base de 1,4 mil clientes.
Apenas no ano passado, a companhia registrou receita líquida de R$ 218 milhões, com alta de 35%.
Segundo o Neofeed, com a aquisição, a TCloud Brasil deve ampliar o número de profissionais especializados em seu time e acelerar o crescimento no segmento de nuvem.
A ideia é que a integração entre os negócios seja gradual. Em um primeiro momento, a Ipnet funcionará como uma subsidiária e depois será incorporada à TCloud Brasil.
Nessa configuração, Fábio Carneiro, CEO e fundador da Ipnet, ficará à frente da operação.
“Essa união consolida a Vivo como referência em integração de tecnologias e expande o nosso ecossistema digital, que já conta com importantes parceiros globais. Queremos contribuir com o processo de digitalização das empresas e, assim, viabilizar diferentes modelos de negócio, acelerar o time-to-market de novos produtos e soluções, além de contribuir para a redução dos custos operacionais, ganho de eficiência e melhor alocação de investimentos dos nossos clientes”, comenta Alex Salgado, vice-presidente de negócios da Vivo.
Atualmente, a Vivo já atua com as tecnologias da AWS e Microsoft.
Além disso, a Telefónica Tech, já havia feito aquisições na área. Entre as empresas que fazem parte do ecossistema, estão Incremental, Cancom, Be-terna e Altostratus Cloud Consulting.