
Compass faz corte no tamanho da equipe. Foto: Depositphotos.
A Compass, empresa de tecnologia do UOL, fez um corte na sua equipe de pelo menos 100 funcionários.
No Linkedin, uma ex-analista de RH da companhia criou uma planilha para funcionários interessados em divulgar suas qualificações para recrutadores, atualmente com 103 nomes.
Nessa lista, a grande maioria dos perfis são de áreas técnicas, como desenvolvimento, com uma minoria na área de RH.
Em termos geográficos, São Paulo aparece na frente, com cerca de 20 nomes, e o resto da lista é distribuída por todo tipo de localidades no Brasil.
Em fóruns na Internet, ex-funcionários falam em 300 demitidos. A reportagem do Baguete procurou a Compass, mas a empresa preferiu não comentar o assunto.
Recentemente, a Compass divulgou ter 4 mil funcionários, então o corte teria afetado menos de 10% da equipe, mesmo na estimativa mais alta que está circulando na rádio peão.
A distribuição geográfica dos demitidos, pelo menos na planilha, pode indicar que a empresa está reduzindo a quantidade de funcionários em home office integral e se concentrando em alguns escritórios.
Outra possibilidade é a empresa estar fazendo o corte em função do fim da desoneração da folha de pagamentos para a área de tecnologia, algo que as grandes entidades do setor disseram com frequência que aconteceria.
Recentemente, o Ministério da Fazenda divulgou a lista completa dos beneficiados pela desoneração e quanto cada um deles deixou de pagar só em janeiro e agosto desde ano.
A Compass aparece na lista com uma desoneração de R$ 30 milhões no primeiro semestre.
Outro fator a se ter em conta é que a Compass tem planos ousados para 2025, envolvendo a abertura de capital nos Estados Unidos por meio do Grupo AI/R, que inclui uma série de aquisições de porte nos últimos anos.
É possível que a gestão tenha decidido enxugar custos, aumentando as margens e deixando o negócio mais atrativo para investidores.