
Por Renato Costa, CIO, CMO e CSO na Odontoprev (Foto: Divulgação)
O futuro já está no presente… a inteligência artificial deixou de ser um tema do amanhã e já se consolidou como uma ferramenta indispensável para empresas que buscam se manter competitivas. O mercado está cada vez mais rápido, moderno e menos burocrático, e adaptar-se a essa realidade pode ser essencial para garantir espaço frente à concorrência.
Nesse contexto, a IA se destaca como uma força transformadora, trazendo benefícios que vão além da automação. Para se ter uma ideia, o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), anunciado em julho de 2024 durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, prevê um investimento de R$ 23 bilhões até 2028. Desse montante, cerca de R$ 14 bilhões serão destinados a projetos de inovação empresarial, enquanto mais de R$ 5 bilhões serão aplicados em infraestrutura e desenvolvimento tecnológico. O objetivo é “transformar o país em uma referência mundial em inovação”.
A inteligência artificial tem o potencial de redefinir o modo como trabalhamos, trazendo mais eficiência, confiabilidade e rapidez às atividades diárias. Empresas já utilizam a tecnologia para identificar padrões de comportamento, prever situações de sobrecarga ou ociosidade e otimizar processos em diferentes segmentos.
Entre os benefícios mais evidentes estão a automatização de tarefas repetitivas, redução de erros humanos, liberação de colaboradores para atividades estratégicas, personalização de experiências e melhoria na satisfação dos clientes. A IA também contribui para análises mais precisas, redução de burocracias e escalabilidade de negócios, além de reduzir custos operacionais.
Embora seja senso comum que a IA pode executar algumas tarefas com mais eficiência que os humanos, seu papel não é substituir pessoas, mas complementar suas capacidades e potencializar resultados.
A implementação de IA nas corporações exige planejamento e um olhar estratégico. É fundamental entender como a tecnologia pode ajudar, escolher as ferramentas adequadas e trabalhar a cultura interna para que a novidade seja aceita como uma aliada. A mudança deve ser integrada ao mindset organizacional, promovendo um ambiente que valorize a inovação; e foi assim que fizemos dentro da Odontoprev.
Na Odontoprev, a inteligência artificial já faz parte da rotina corporativa. Com uma operação majoritariamente digital, a empresa desenvolveu o ‘OdontoChat’, uma Inteligência Artificial Generativa usada para otimizar processos internos e apoiar nossos colaboradores. A ferramenta permite interpretar documentos extensos e complexos, analisar informações apresentadas, seja ela em arquivos, imagens ou gráficos, revisar procedimentos, políticas internas, criar imagens, gerar insights relevantes e, além disso, é claro, promover a democratização do uso de IA na companhia independente de funções ou cargos.
Os resultados iniciais são promissores: em outubro de 2024, apenas 4% dos colaboradores faziam uso dessa ferramenta, hoje mais de 30% da companhia já aderiu a essa novidade. A aceitação interna reforça o potencial que a tecnologia tem na transformação dos métodos de trabalho e melhoria da eficiência.
A inteligência artificial já é uma realidade para empresas de diferentes portes e segmentos, oferecendo vantagens que vão desde a otimização de processos até a personalização de experiências. Para quem ainda não utiliza a tecnologia, o momento de começar a planejar sua adoção é agora. Estar preparado para essa transformação e com um olhar cada vez mais atento para utilização dessa ferramenta, pode ser o diferencial para se destacar e estar um passo à frente, principalmente, dos concorrentes.
*Por Renato Costa, CIO, CMO e CSO na Odontoprev.