Netto Donato, prefeito de São Carlos (Foto: Divulgação)
A prefeitura de São Carlos, no interior de São Paulo, se uniu à Universidade de São Paulo (USP) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para criar o IntegraSanca, um centro de pesquisa com o objetivo de modernizar a gestão pública da cidade.
Com orçamento previsto de R$ 9,6 milhões pelos próximos cinco anos, o projeto reúne mais de 50 profissionais em uma equipe multidisciplinar, incluindo pesquisadores, técnicos, administradores e estudantes.
As atividades do centro englobam quatro subáreas das ciências de computação: banco de dados, inteligência artificial, segurança da informação e engenharia de software.
Segundo a universidade, a ideia é fazer com que as decisões sobre políticas públicas sejam tomadas a partir de dados e evidências científicas, com o apoio de ferramentas de IA e modelagem matemática.
Para isso, deve ser feita uma integração de todos os sistemas da prefeitura, com a promoção da interoperabilidade de dados da cidade.
O objetivo é possibilitar a comunicação segura, inteligente e eficiente entre os diferentes setores da administração municipal, facilitando a troca de informações com órgãos estaduais.
Além disso, a integração das bases de dados deve permitir o monitoramento mais preciso dos problemas da cidade, além de fomentar a inclusão digital com tecnologias assistivas.
“Acreditamos que haverá inúmeros ganhos, tais como acesso seguro a dados mais confiáveis, por meio de um portal único, e disponibilização de serviços mais ágeis. Para os servidores municipais, isso também resultará em menos retrabalho e mais tempo para se dedicarem a melhorias e inovações”, explica Kalinka Castelo Branco, coordenadora do IntegraSanca.
Branco destaca que é fundamental garantir que não existam desvios de dados e informações, assegurando a integração dos sistemas de forma segura.
Como resultado, a prefeitura espera antecipar demandas, otimizar recursos e entregar serviços com mais qualidade e justiça, enxergando São Carlos com mais precisão para entender os gargalos e agir com mais rapidez.
Além da modernização administrativa, o projeto prevê a capacitação de gestores públicos e a formação de profissionais qualificados, criando um ecossistema de inovação que estimula parcerias público-privadas e o surgimento de novas empresas de base tecnológica.
“São Carlos é uma cidade que respira conhecimento. Essa parceria com a USP reforça nosso compromisso com uma gestão pública moderna, eficiente e centrada nas pessoas. O IntegraSanca é um investimento no futuro da cidade, que vai impactar diretamente a vida dos cidadãos”, reforça Netto Donato, prefeito de São Carlos.
Conhecida como a capital da tecnologia, São Carlos é um dos principais polos de inovação e pesquisa científica do país.
A cidade abriga duas das mais prestigiadas universidades brasileiras, a USP e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que impulsionam a formação de profissionais e fomentam o desenvolvimento de projetos tecnológicos e startups.
Além do ambiente acadêmico, o município possui diversos parques tecnológicos e centros de inovação, como o Parque EcoTecnológico Damha e a Fundação Parque de Alta Tecnologia (ParqTec), pioneira no apoio a empresas de base tecnológica no Brasil.
