Embraer é uma gigante de aviação. Foto: Divulgação.
A Embraer fechou um contrato com a Salesforce para usar o software de gestão de relacionamento com clientes (CRM, na sigla em inglês) da multinacional americana.
A fabricante de aviões brasileiros implantou o Sales Cloud, Service Cloud, Marketing Cloud, Community Cloud, Analytics e a Salesforce Platform.
Com as soluções, a Embraer passou a centralizar as informações de cada um de seus aviões comerciais que, antes, se encontravam distribuídas em 80 bancos de dados diferentes.
Ainda de acordo com nota da SalesForce, a Embraer vinha usando “processos manuais e sistemas desatualizados” para gerenciar os seus negócios nos mercados da aviação comercial, militar e executiva.
Agora, com as soluções da SalesForce, a Embraer conseguiria compreender rapidamente a situação de cada aeronave e antecipar as potenciais necessidades das companhias aéreas.
“Assim, ela oferece uma interação mais proativa, desde o momento da prospecção inicial, passando pela compra da aeronave e chegando aos serviços de manutenção ao longo de todo o ciclo de vida dela”, afirma a SalesForce em nota.
A expressão “ciclo de vida” é importante aqui, porque a Embraer, assim como outras grandes empresas donas de produtos complexos e com tempo de uso longo, é um cliente típico dos chamados softwares de gerenciamento de ciclo de vida do produto (PLM, na sigla em inglês).