
Soluções com inteligência artificial também serão lançadas na ferramenta de pesquisa do Google. Foto: Depositphotos
O Google acaba de lançar o Bard, uma nova ferramenta de chatbot construída com base em seu modelo de linguagem para aplicativos de diálogo (LaMDA), que deve ser disponibilizada ao público nas próximas semanas.
“O Bard busca combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem. Ele se baseia em informações da web para fornecer respostas novas e de alta qualidade”, define Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet.
No anúncio do lançamento, a companhia diz que o chatbot pode ser usado para explicar acontecimentos complicados para crianças, como as novas descobertas feitas pelo Telescópio Espacial James Webb, da NASA.
Além do Bard, Pichai também confirmou que soluções com inteligência artificial serão lançadas na ferramenta de pesquisa do Google.
“Em breve, você verá recursos baseados em IA na pesquisa que destilam informações complexas e múltiplas perspectivas em formatos fáceis de digerir, para que você possa entender rapidamente o quadro geral e aprender mais com a web”, escreveu o CEO.
Segundo a CNN Business, a solução parece ser uma tentativa da big tech competir com o sucesso do ChatGPT, o chatbot da OpenAI que será incorporado no Bing e nos aplicativos do pacote Office da Microsoft.
Apesar de ser um grande avanço tecnológico, especialistas acreditam que ferramentas de IA podem acabar espalhando preconceitos e desinformação, pois geram respostas "automáticas" e não passam pela supervisão de um humano.
“É fundamental que tragamos experiências enraizadas nesses modelos para o mundo de maneira ousada e responsável”, acrescentou Pichai.