Matt Garman, CEO da AWS. Foto: divulgação.
A Amazon Web Services (AWS) acaba de adicionar 18 novos modelos de linguagem ao Amazon Bedrock, seu serviço gerenciado que oferece acesso a LLMs e outros modelos de base, chegando a cerca de 100 modelos disponíveis no total.
No novo pacote, estão incluídos três modelos do Gemma 3 (Google), o modelo Kimi K2 Thinking (Moonshot AI), o M2 (MiniMax), dois modelos do Nemotron (Nvidia), dois modelos do GPT OSS Safeguard (OpenAI) e outros dois modelos da Qwen.
Também chegaram à plataforma, em primeira mão, dois novos conjuntos de modelos da Mistral AI: o Mistral Large 3 (contendo três modelos) e o Ministral 3 (com outros três modelos).
Além disso, a Amazon lançou a segunda geração da sua família Nova, com os modelos Lite, Pro e Sonic, além do Nova 2 Omni, um modelo unificado para raciocínio multimodal e geração de imagens.
“Nós nunca acreditamos que haveria um único modelo para rodar tudo. Em vez disso, haveria vários ótimos modelos por aí. E é por isso que continuamos construindo mais após uma seleção já ampla de modelos”, destacou Matt Garman, CEO da AWS, durante o AWS Re:Invent, evento anual da companhia em Las Vegas, que acontece entre os dias 1 e 4 de dezembro.
Anunciado inicialmente em abril de 2023, o Bedrock já oferecia acesso a dezenas de modelos de empresas como Anthropic, AI21 Labs, Cohere, Meta, Mistral AI, OpenAI, Stability AI, TwelveLabs e Writer AI.
A companhia também já oferecia os seus próprios modelos na plataforma, com as famílias Amazon Titan e Amazon Nova, lançada no ano passado.
Segundo a empresa, o número de modelos rodando no Bedrock mais que dobrou no último ano e mais de 100 mil clientes usam a plataforma. No Brasil, a lista inclui nomes como Grupo Boticário, Cogna, TJRS, Santander e Itaú.
“O Bedrock está tendo um momento sem precedentes. Mas não é apenas o número de clientes que estão usando, é o volume de utilização que é bastante impressionante. Hoje, mais de 50 clientes já processaram mais de 1 trilhão de tokens no Bedrock cada um”, acrescenta Garman.
Na plataforma, que funciona como um marketplace, as empresas podem avaliar, testar e adotar o modelo ideal para seu caso de uso, na maioria das vezes usando uma combinação de modelos diferentes.
Os clientes têm acesso a um recurso de avaliação de modelos onde podem selecionar um ou mais deles e avaliá-los em relação a benchmarks padrão do setor. Além disso, podem usar um modelo maior como referência para eliminar avaliações adicionais. Adicionalmente, a AWS está implementando agentes para esse propósito.
No mercado há 19 anos, a AWS tem mais de 240 serviços a partir de 114 zonas de disponibilidade em 36 regiões geográficas.
Além disso, tem planos anunciados para 16 novas zonas de disponibilidade e mais cinco novas regiões no Chile, Nova Zelândia, Reino da Arábia Saudita, Taiwan e a Nuvem Soberana Europeia.
A companhia tem milhões de clientes no mundo, desde startups a grandes empresas e agências governamentais.
*Luana Rosales participa do AWS Re:Invent, em Las Vegas, a convite da AWS.
