Foto: Depositphotos
A ApexBrasil, agência brasileira de promoção de exportações e investimentos, e o Sebrae selecionaram dez startups para um programa de incubação realizado em Lisboa, Portugal, com duração de nove meses a contar a partir de janeiro de 2026.
Conforme revelam as instituições, as startups irão se realocar para um prédio histórico no centro histórico da capital portuguesa, ocupado também pela Embratur e Fiocruz.
Entre as empresas classificadas para a iniciativa estão as biotechs Aiper e Biolinker, a martech Beeviral, a 593ican, de impressão 3D, a agtech Hope, a deeptech SST, a traveltech Just Travel, a healthtech SleeupUp, a Wood Chat e a fintech PixNow.
As escolhidas passaram pela filtragem de uma lista com mais de 100 startups brasileiras selecionadas para expor seus negócios no Web Summit deste ano.
Depois disso, foi definida uma shortlist com 30 operações pela aceleradora Plug and Play, submetida a uma miniprograma de aceleração.
Após o fim deste estape, a ApexBrasil e o Sebrae bateram o martelo sobre a lista final de participantes.
De acordo com o portal Startups.com.br, a ideia é renovar as turmas de incubação todos os anos.
Criada em 1997, a ApexBrasil é uma agência vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) que desenvolve ações de promoção comercial, como missões empresariais, feiras internacionais e rodadas de negócios, além de oferecer capacitação e inteligência de mercado para empresas interessadas em exportar.
A instituição também apoia a internacionalização de startups e a imagem do Brasil como destino de negócios, inovação e sustentabilidade, contribuindo para a competitividade da economia brasileira no cenário global.
O Sebrae Nacional é uma das nove instituições prestadoras de serviços do “Sistema S”, administradas de forma independente por federações e confederações empresariais dos principais setores da economia. Sua receita é de R$ 16 bilhões anuais.
