M&A

Matera adquire Fáciltech

Incorporação da mineira de soluções financeiras ao portfólio deve trazer alta de 20% em receitas combinadas para a companhia.

13 de novembro de 2025 - 17:27
Ricardo Chisman, presidente da Matera (Foto: Divulgação)

Ricardo Chisman, presidente da Matera (Foto: Divulgação)

A Matera, companhia de soluções de TI para o mercado financeiro, acaba de oficializar a aquisição da Fáciltech, especializada em soluções para o setor financeiro.

O valor e os termos da transação não foram revelados pelas partes.

Baseada em Belo Horizonte, em Minas Gerais, a Fáciltech foi fundada há 30 anos, como uma divisão de produtos para instituições financeiras e de crédito parte do Grupo Fácil, referência nacional em tecnologia e soluções para os setores de saúde e financeiro.

A companhia oferece um ERP integrado que automatiza todos os processos operacionais e gerenciais de instituições financeiras.

Segundo a empresa, a ferramenta proporciona até 70% de redução no tempo de análise e liberação de crédito, processamento cinco vezes mais rápido de transações e conciliações bancárias e 20% menos custos administrativos relacionados à gestão de crédito.

Desde sua fundação, a startup já implementou mais de seis mil módulos em aproximadamente 150 companhias como Banco Rural, Cooperativa Minuano, Nescred, ServiCOOP, Nexoos, CoopLuiza, Banricoop e Sulcredi.

Esta é a quarta aquisição da Matera em quatro anos e, de acordo com a empresa, a maior de todas.

Conforme reporta o Valor Econômico, as empresas seguirão como marcas independentes, porém, operando sob o mesmo grupo.

Neste cenário, André Rezek, presidente da Fáciltech permanece à frente do negócio.

Com a movimentação, a Matera espera atingir receita combinada de R$ 568 milhões neste ano e R$ 673 milhões em 2026, alta de cerca de 20%.

No mercado desde 1987, a Matera já processou mais de 1,2 bilhão de transações de pagamentos instantâneos desde sua criação. 

A companhia tem presença no Brasil, no Canadá e nos Estados Unidos, com mais de 900 funcionários e mais de 60 milhões de contas digitais.

Ao todo, são mais de 300 clientes que usam suas soluções de banking, entre eles C6, Cielo, XP, PagBank e Claro.