AWS: "Foi mal pessoal". Foto: Depositphotos.
A AWS acaba de anunciar um serviço aprimorado de geração interativa de relatórios de incidentes, voltado a ajudar os clientes a explicar melhor internamente problemas de serviço.
Dá para dizer que é uma boa ideia, tendo em conta que na segunda-feira a gigante de nuvem sofreu uma grande pane em nível mundial, tirando inúmeros sites e serviços do ar.
O novo recurso é uma melhoria da ferramenta CloudWatch, com a qual é possível monitorar, em tempo real, aplicativos e recursos na nuvem.
Na quarta-feira, 23, a AWS anunciou que o CloudWatch “agora oferece geração interativa de relatórios de incidentes, permitindo que os clientes criem análises completas pós-incidente em questão de minutos”.
De acordo com a empresa, o novo serviço “reúne e correlaciona automaticamente os dados de telemetria, bem como as ações tomadas durante a investigação, e produz um relatório de incidente simplificado”, incluindo “resumos executivos, linha do tempo dos eventos, avaliações de impacto e recomendações práticas”.
Com isso, seria possível “identificar padrões, implementar medidas preventivas e aprimorar continuamente a postura operacional por meio de análises estruturadas pós-incidente”.
Outras ferramentas oferecem funcionalidades parecidas, sendo uma das mais conhecidas a da Datadog, que também tem novidades.
Na terça-feira, 22, a empresa lançou um site gratuito que fornece atualizações de status de dezenas de grandes plataformas SaaS e de 13 serviços da AWS.
A Datadog, aliás, afirma que detectou a origem do problema na AWS 32 minutos antes da própria empresa divulgar qualquer informação sobre o assunto.
