
Victor Donaduzzi.
O parque tecnológico Biopark, um empreendimento ambicioso no oeste do Paraná, oferecerá um curso de graduação focado em Inteligência Artificial.
De acordo com a instituição, o bacharelado é o quarto do país, com duração de oito semestres e aulas 100% presenciais para 100 alunos.
A novidade será oferecida pelo Biopark Educação, uma instituição de ensino superior localizada dentro do parque que tem no momento cerca de 1,7 mil alunos e já possui graduações na área de tecnologia, incluindo Engenharia de Software e Análise de Sistemas.
“O curso começou a ser pensado em 2021, passou por toda a tramitação necessária para garantir sua excelência. Além disso, mais de 70% dos professores já têm mestrado ou doutorado na área, mesmo índice das universidades federais”, afirma o presidente do Biopark, Victor Donaduzzi.
Victor é filho de Luiz Donaduzzi, fundador na Prati-Donaduzzi Medicamentos Genéricos, uma das maiores do segmento no país, e a força por trás da criação do Biopark, localizado em Toledo, no interior do Paraná, onde fica localizada a sede da empresa.
Os cursos da Biopark Educação focam nas necessidades das 200 empresas já instaladas no Biopark, o que provavelmente explica o índice de empregabilidade de 92% dos estudantes formados.
Desde 2022, o Biopark oferece bolsas de estudo para seus alunos, e o investimento quase quadruplicou em dois anos, passando de R$ 1,4 milhão para R$ 5,1 milhões em 2024.
O parque também atraiu operações da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Ao longo de 30 anos, a área de mais de 5 milhões de metros quadrados deverá abrigar mais de 500 empresas, gerar 30 mil postos de trabalho e ter uma população de 75 mil moradores.