COMUNICAÇÃO

Cisco: projeto ponta-a-ponta em varejista

23 de abril de 2015 - 14:59
Cidade Canção é uma das marcas da CSD. Foto: divulgação.

Cidade Canção é uma das marcas da CSD. Foto: divulgação.

A Companhia Sulamericana de Distribuição (CSD), um dos maiores grupos varejistas do Brasil, investiu em soluções da Cisco para reforçar e integrar sua infraestrutura de tecnologia e de telecomunicações.

A CSD, sediada em Maringá, no Paraná, tem cerca de 45 lojas abrangendo o interior paranaense, de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A companhia, que é dona das redes Cidade Canção e São Francisco, implementou um projeto de comunicação ponta-a-ponta (de wi-fi a telefonia) da multinacional. O valor do investimento não foi aberto.

A estrutura conta com switches da linha Cisco Catalyst de 48 portas para a rede cabeada, mais de 40 Access Points 2602E para a rede Wi-Fi e controladoras wireless 5508. Para a telefonia, foram adquiridas mais de 100 unidades do Cisco Unified SIP Phone 3905, além da solução BE6000 (Business Edition 6000), que permite integrar vídeo, voz, troca de mensagens e conferência em um único servidor, atendendo até 1.500 usuários.

Todas as redes da CSD foram implantadas pela integradora Exata TI, parceira Cisco no Paraná, e rodam numa mesma infraestrutura.

Desde o ano passado, a companhia vem investindo em um plano de expansão para outros estados, com abertura de lojas e aquisições de redes locais em outros estados. Com a ampliação, seus três centros de distribuição anteriores foram consolidados em um novo complexo de 30 mil metros quadrados de área construída, o que gerou a demanda por uma gestão e comunicação renovadas.

Um exemplo de integração é o centro de distribuição da CSD em Maringá, onde as redes desempenham função crítica para a operação. Além da conexão com o prédio administrativo que abriga o data center da companhia, as redes suportam todos os processos de recebimento e separação de mercadoria.

"Apenas na rede Wi-Fi, por exemplo, são 100 coletores portáteis conectados. Como a unidade recebe cerca de 40 caminhões por dia com aproximadamente 50 mil caixas de mercadorias, qualquer parada no sistema impactaria a distribuição para as várias lojas da CSD espalhadas pelo interior", afirma James Mommensohn, gerente de tecnologia da CSD.

A ampliação da rede do centro de distribuição para o prédio administrativo e para uma loja da empresa, onde caixas, consulta-preços e até mesmo balanças já estão ligadas à rede Wi-Fi, é um primeiro passo para a Internet das Coisas.

Segundo Ana Claudia Plihal, diretora de Commercial da Cisco do Brasil, o projeto realizado na CSD abre portas para um futuro uso de recursos de IoE na rede varejista, assim como um case para a multinacional trabalhar o conceito em outros clientes.

“Investir em uma infraestrutura de TI robusta e com qualidade é fundamental para suportar toda a operação da indústria varejista, visando o crescimento a médio e longo prazo”, destaca Plihal.

Fundada em 1977 e em 24º lugar no ranking do setor supermercadista, a CSD teve em 2014 uma receita estimada em R$ 1,5 bilhão - aí incluída o faturamento da rede paulista Amigão, comprada em junho do ano passado.