
ClearSale é um fornecedor chave no e-commerce brasileiro. Foto: Depositphotos.
A ClearSale, referência em tecnologia antifraude e análise de dados para comércio eletrônico no Brasil, está usando tecnologia da SAP para automatizar o seu processo de cobrança.
O produto em questão é o SAP BRIM (Billing and Revenue Innovation Management) e foi implementado pela Seidor no ano passado, entrando no ar um pouco antes do Black Friday.
(O que não deixa de ser uma mostra de confiança da ClearSale, porque se o sistema resolvesse não funcionar direito nessas datas, seria sem dúvida uma catástrofe).
Em março de 2025, uma segunda onda foi realizada, e a empresa segue com o rollout gradual de clientes e produtos, com a meta de migrar 100% do faturamento para o SAP BRIM até o final do ano.
Até agora, a ClearSale já teve otimização de 52% no tempo de execução do faturamento, redução de 60% nos chamados por falhas cadastrais versus faturamento, além de ganho de 30 dias na visibilidade para análise de erros sistêmicos e cadastrais.
O projeto também gerou impacto direto no desempenho da equipe, com automatização que liberou 70% da capacidade do time de contratos e otimização de 44% no tempo de apuração do em caso de estorno de uma compra feita no cartão, o que o pessoal chama no jargão de “chargeback”.
“O projeto foi uma oportunidade para revisitar e otimizar nossos modelos de cálculo e customizações acumuladas ao longo de 20 anos, promovendo maior aderência às melhores práticas de mercado,” afirma Elisson Gandolfo, head de Sistemas da ClearSale.
A ClearSale foi comprada pela Serasa Experian em outubro de 2024 por R$ 2,065 bilhões.
No Brasil, a Serasa Experian é o player dominante no mercado de análise de crédito, com um market share de mais de 60%.
Já a ClearSale atende 10 dos 10 maiores players de e-commerce do País e 7 das 10 maiores instituições financeiras, analisando o comportamento dos clientes para tentar prevenir fraudes.