Como criar um currículo atraente para o mercado de trabalho brasileiro [Guia 2025]

22 de abril de 2025 - 11:06
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Sabia que mais do que uma pessoa vai sempre concorrer à sua vaga de emprego? Para você se destacar, ter um bom currículo pode fazer a diferença e mostrar à sua futura empresa que você é diferente e tem determinação de fazer algo que entregue valor à empresa, e isso pode significar a sua contratação, passando à frente de outros candidatos.

Como sabemos que você quer fazer o melhor para si, hoje vamos falar sobre algo muito importante, o aumento da qualidade do seu CV, com informações claras e simples como a relevância de conteúdo, o design atrativo e a correção de quaisquer erros ortográficos, tudo coisas que podem fazer a diferença no mundo empresarial e na sua contratação.

E acima de tudo, fazendo tudo isso com ferramentas simples que podem facilitar sua vida.

Entenda o mercado de trabalho no Brasil atualmente

 O mercado de trabalho está enfrentando várias mudanças significativas, especialmente em algumas áreas que permitem que as empresas ganhem novas competências. Por isso, ter certas habilidades ou conhecimentos podem fazer a diferença.

Alguns dos conhecimentos mais requisitados são as competências digitais, ou seja, os profissionais com competências em tecnologia, como inteligência artificial, análise de dados e cibe segurança. Sistemas ATS (Applicant Tracking Systems) são também muito envolventes nas componentes necessárias para o trabalho.

Os modelos de trabalho estão sendo também alterados, passando por modelos híbridos ou remotos, que permitem ter mais qualidade de vida e passar menos tempo viajando todos os dias de casa para o trabalho.

Os elementos essenciais de um currículo atraente

É preciso ter um currículo com um posicionamento estratégico e ordenado, sem informação em excesso, para que você possa apresentar à empresa à qual se candidata uma visão 360º sobre você. Ele deve conter quem é você, o que sabe fazer, e como sabe fazer.

Quanto mais conseguir informar de forma simples a pessoa que vai ler o seu currículo, melhor ela vai compreender você, antes mesmo de falar com você ou marcar uma entrevista.

Por isso, deve considerar estes pontos quando está fazendo o seu currículo:

  • Estrutura simples: Use títulos, marcadores e fontes que sejam comuns, mostrando também sua habilidade na construção do seu documento, que pode fazer a diferença e ser diferenciador, se for bem escrito e cuidado.

  • Linguagem adequada: Apresente informações com linguagem adequada, evitando erros ortográficos e fazendo uma cronologia correta, com datas e empresas onde trabalhou, listando ainda algumas funções relevantes ou exemplos, sempre que possível e adequado.

  • Design atrativo: Mostre algum estilo no seu currículo, usando formas de criar um currículo personalizado com modelos de design prontos ou criados por si, usando ainda formatações ou ícones para manter uma legibilidade correta e simples.

  • Linguagem profissional, mas simples: Encontre um equilíbrio entre uma linguagem profissional para quem for ler, mas, ao mesmo tempo, simples, sem complicações ou palavras muito difíceis. Quando um recrutador está lendo o seu currículo, ele tem muitos para ler, e qualquer currículo que pareça muito complicado de entender acaba perdendo o interesse e tirando seu próprio destaque.

  • Com essas informações, temos certeza de que vai conseguir que o seu currículo seja melhor e tenha uma maior chance de ser escolhido para entrevista ou mesmo para emprego.

    Dicas práticas para seu currículo ser mais atraente em 2025

    Agora que você conhece a teoria e como deve construir o seu currículo, é importante pensar na estratégia por trás do design e da escrita. Logo no início do seu currículo, faça uma introdução com impacto, mostre o que o move, quem você é e o que gostaria de fazer.

    Ao usar palavras-chave relacionadas com sua função, está a indicar a quem for ler o seu currículo que você é experiente numa determinada matéria. Se você é programador de software, se identifique como programador na sua introdução, mas mencione também na sua experiência cronológica. Pode procurar anúncios de emprego e conferir quais são as palavras-chave usadas, e usar também no documento que vai construir.

    Reserve uma parte do seu currículo para identificar as hard skills que são suas habilidades técnicas e as soft skills que são suas habilidades comportamentais. As duas são relevantes, mas não devem estar no mesmo local.

     

    Modelos de currículo atraentes: onde encontrar

    Muito do esforço de design mencionado pode ser resolvido com o uso de um modelo de currículo atraente, prático e simples de usar. Ao usar um modelo de currículo personalizado, você pode economizar tempo, e encontrar modelos profissionais e cuidadosamente pensados para que sua experiência de construção de um currículo seja produtiva e muito rápida, pois esses modelos economizam tempo e já vêm com uma estrutura predefinida.

    Fazer o seu currículo é muito fácil!

    Como pode conferir com essas nossas dicas, não é necessário perder várias horas para criar o seu currículo, pois atualmente existem ferramentas que o podem ajudar a fazer esse documento sem muita dificuldade.

    No entanto, usar modelos de currículo personalizado, podem ajudar a reduzir o tempo de preparação, mas deve igualmente dedicar algum tempo à construção da cronologia, do seu início e também fazer uma revisão pormenorizada no fim.

    Com o documento pronto, é só você enviar para as empresas onde quer trabalhar, e aguardar pela sua sorte!