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Uma prova de conceito realizada por pesquisadores da IBM comprovou o quão fácil é para um hacker invadir e controlar o rumo de uma conversa por telefone em tempo real com o uso de ferramentas de inteligência artificial.
O experimento envolveu a criação de um robô para interceptar e manipular uma ligação por telefone entre duas pessoas, em que uma delas compartilhava informações bancárias em busca de receber um pagamento.
Na ocasião, a tecnologia invadiu a conversa e, reproduzindo a voz de um dos interlocutores, enganou a outra parte, fazendo-a depositar o dinheiro em uma conta diferente da correta.
Segundo os responsáveis pelo teste, era impossível diferenciar a voz do humano e do robô. A única falha estava em respostas atrasadas, que foram ajustadas com a adição de novas frases que tornavam as pausas na conversa mais naturais.
“Foi relativamente fácil construir essa capacidade altamente intrusiva, criando uma preocupação significante sobre seu uso por um hacker motivado por incentivos monetários”, disse Chenta Lee, que liderou o experimento.
Apesar de a ferramenta desenvolvida pelos pesquisadores não estar disponível para uso, ainda é possível que, em breve, criminosos criem versões próprias para aplicar golpes.
Essa realidade não é distante, uma vez que, o que mais se tem visto recentemente são vídeos fabricados por inteligência artificial, conhecidos como deepfakes, em que os responsáveis criam imagens manipuladas de outras pessoas falando e fazendo coisas que nunca, de fato, aconteceram, a fim de ludibriar o espectador.