.png?w=730)
Foco recairá sobre negócios que atuam com atrações locais (Foto: Depositphotos)
A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Google vão oferecer cursos para 35 mil pequenas e médias empresas de turismo identificarem tendências do mercado usando ferramentas da big tech.
Segundo a companhia, o foco será os negócios que atuam com atrações locais, como parques aquáticos, museus e passeios. Os treinamentos serão ministrados por especialistas do Google com apoio da Embratur Lab, frente de inovação da agência
Para começar, os cursos devem ensinar como manter atualizadas as informações no perfil da empresa, painel que aparece sempre que alguém pesquisa por um serviço, experiência ou estabelecimento no Google Maps, incluindo fotos, horário de funcionamento, contato e preço de ingressos e serviços.
Além disso, as PMEs serão treinadas para monitorar tendências de pesquisa de viagens com base em dados do Google, para que possam focar sua estratégia no que as pessoas estão procurando naquela região em um momento específico.
“Hoje, toda a demanda de consumo de viagens está na internet: lá nós pesquisamos, comparamos, estudamos as possibilidades e compramos. Esta parceria com o Google, que já tem todas as ferramentas e a expertise do digital, é essencial para o turismo brasileiro”, comenta Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A Google também irá apoiar a Embratur na promoção de destinos turísticos brasileiros no exterior por meio do YouTube Shorts, recurso de vídeos curtos e verticais do YouTube.
O projeto deve contemplar inicialmente vídeos sobre o Rio de Janeiro e Florianópolis.
Além disso, o Google terá um novo recurso para busca de passagens de ônibus intermunicipais e interestaduais em parceria com plataformas de vendas de passagens e com empresas de ônibus.
Mais de 100 viações e alguns dos maiores marketplaces de venda de passagem de ônibus, como 123 Milhas, ClickBus e Quero Passagem, já estão cadastrados na plataforma para exibir as passagens disponíveis sempre que alguém pesquisar por tickets de ônibus para viagens de longa distância.
De forma similar ao que já acontecia com voos, os usuários poderão ver um resumo dos horários, companhias, duração da viagem e preços diretamente no Google.