.jpg?w=730)
Conglomerado tem 26 canais de TV por assinatura. Foto: divulgação.
A Globo, maior empresa de comunicação da América Latina, está migrando seus canais por assinatura para a Google Cloud.
Também fazem parte do projeto a Harmonic, para a solução de exibição, a e Aveco, para o sistema de automação. As duas empresas desenvolveram produtos para atender a requisitos específicos da Globo.
O primeiro canal a migrar foi o Modo Viagem, em abril. Em maio, Canal Brasil e Futura também passarão a ser operados na nuvem. Até o fim do ano, a empresa prevê a migração de outros 13 canais da TV fechada.
Para isso, foram necessários cerca de 10 meses de desenvolvimento, sendo dois deles marcados pela operação em paralelo, com a utilização tanto da infraestrutura física quanto da nuvem.
“A grade de programação conta com um sistema de automação para a leitura dos metadados e uma camada de grafismos. Agora, todo esse processo ocorre via Google Cloud”, detalha Gilberto Castanõn, diretor de distribuição de conteúdo da Globo.
O processo de migração da Globo para a Google Cloud começou em abril de 2021, quando a emissora declarou que a provedora seria “a coluna vertebral para todos os serviços e produtos” do conglomerado de mídia.
Desde então, todas as plataformas e produtos digitais da companhia já foram migrados para a nuvem, incluindo os portais Globo.com, g1, ge e gshow, bem como o Globoplay, a cobertura das eleições e a votação do Big Brother Brasil 23.
Além disso, a infraestrutura vem sendo usada para a finalização de diversos eventos esportivos e de música, para processos de pós-produção e criação gráfica e para o armazenamento de acervo, entre outros projetos.
No fim de 2022, a Globo lançou o Receitas e o ge, seus dois primeiros canais Fast (que possibilitam assistir a programas gratuitamente no streaming), ambos com operação na nuvem.
Segundo a companhia, a jornada para a nuvem seguirá “de forma contínua e com um crescimento exponencial até 2025”.
“A cloud computing está intimamente associada a ganho de eficiência. Podemos lançar, com agilidade, canais temáticos, sazonais ou por demanda, impactando diretamente a experiência do usuário, que acessa conteúdos cada vez mais segmentados e inovadores”, destaca Raymundo Barros, diretor de estratégia e tecnologia da Globo.
A Globo é de longe o nome mais chamativo já divulgado em um grande contrato de nuvem no Brasil pelo Google, que também fechou vendas para clientes como o banco BV, nova marca do Banco Votorantim, quinto maior banco privado brasileiro em ativos.
Hoje a Globo atinge 120 milhões de pessoas por dia no Brasil, reunindo seu canal de TV aberta e outros 26 canais de TV por assinatura, além de produtos e serviços digitais como g1 e Globoplay.