NUVEM

Gol migra para S/4 Hana

Projeto da Mignow levou oito meses e foi dividido em duas etapas.

06 de outubro de 2025 - 17:02
Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

A Gol, uma das principais companhias aéreas do Brasil, migrou para o S/4 Hana, a última versão do software da SAP rodando na nuvem, com a Mignow, empresa especializada em automação de processos de migração.

Com o desafio de fazer a migração sem comprometer os mais de 600 voos diários e a viagem dos mais de 30 milhões de clientes transportados ao ano, a Gol buscava garantir a segurança cibernética, governança tributária e escalabilidade da sua operação.

A decisão de migrar para o S/4 Hana foi impulsionada por uma combinação de fatores, incluindo requisitos de compliance, busca por maior performance operacional e a preparação para uma nova fase de inovação digital. 

Para atingir esses objetivos dentro de uma janela restrita, a Mignow e a Gol optaram por uma abordagem estruturada com duas etapas.

Na primeira fase, o foco foi garantir a continuidade da operação. Mais de mil cenários reais de testes intensivos foram realizados ao longo de três meses, assegurando a integridade dos dados e dos processos. 

A tecnologia de automação utilizada no projeto permitiu que até 80% das etapas de conversão fossem feitas de forma automatizada, segundo a empresa, reduzindo riscos e aumentando a eficiência.

“O desafio era claro: garantir que uma operação dessa magnitude passasse por uma migração tecnológica crítica sem impactos. No dia seguinte ao go-live, os sistemas funcionavam normalmente. Quando comunicamos que a migração já havia sido concluída, houve surpresa, pois não houve impacto ou disrupção de serviços. E esse, para mim, é o maior indicador de sucesso”, conta Luiz Borrego, CIO da Gol.

Na segunda etapa, em andamento atualmente, a empresa está focando na exploração avançada das funcionalidades do S/4 Hana e da plataforma SAP BTP, com foco em análises em tempo real, automação e ganhos contínuos de performance.

Segundo a companhia, os primeiros ganhos da modernização já começam a aparecer. Relatórios que antes levavam cerca de 20 minutos para serem processados agora são gerados em dois minutos. 

Além disso, a janela de downtime, inicialmente estimada em 12 dias, foi reduzida para dois finais de semana, sem ruídos operacionais, concluindo o projeto de migração em oito meses.

“A conclusão do projeto dentro do prazo foi fundamental para manter a estabilidade operacional e atender exigências de compliance. Agora, temos uma base tecnológica preparada para o futuro, e com a infraestrutura que construímos, estamos preparados para um novo ciclo apoiados pelas ferramentas disponíveis para ampliar a nossa capacidade de inovação”, destaca Borrego.

Fundada em 2001, a Gol conta com uma equipe de 14 mil profissionais e uma frota de 141 aeronaves Boeing 737. Com mais de 30 milhões de clientes por ano, a companhia opera cerca de 600 voos diariamente em rotas no Brasil, na América do Sul, na América do Norte e no Caribe.

Em 2024, a Gol teve uma participação de 6% no mercado internacional e de 30,1% no mercado nacional, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Criada em 2019, a Mignow nasceu com foco na migração do SAP ECC para o SAP S/4 Hana, automatizando até 80% do processo. Entre seus clientes, estão nomes como Fiagril, Randon, BP Bioenergy, Nike, Pague Menos, XP, Piracanjuba, Eurofarma e Carrefour.