ESCRITÓRIO

Google Cloud: agora tem que dividir mesa

Nova diretriz nos Estados Unidos visa economizar espaço de escritórios.

27 de fevereiro de 2023 - 07:49
Fim de uma era no Google? Foto: Depositphotos.

Fim de uma era no Google? Foto: Depositphotos.

Funcionários do Google Cloud nos Estados Unidos vão ter que dividir mesas com colegas, em mais uma medida de economia da gigante que sinaliza que a era de paparicar os funcionários parece ter chegado ao fim.

Vale destacar que os colaboradores (googlers, no jargão interno) não vão sentar juntos na mesma mesa ao mesmo tempo, o que seria provavelmente contraproducente.

O Google criou um sistema, pelo qual será feito um “match”, permitindo que a mesa no escritório seja usada por um funcionário, enquanto o outro está trabalhando em casa (como todo mundo adora home office às segundas e sextas, vai ser interessante ver isso em prática).

A ideia do plano, batizado de “Cloud Office Evolution”, é bem simples. Menos mesas, menos espaço de escritório alugado, menos custos. Segundo o Google disse ao site The Register, o plano ficará limitado a cinco cidades americanas.

A decisão acontece em paralelo com um corte de 12 mil funcionários na holding Alphabet como um todo e um esforço por incrementar a produtividade dos restantes.

É uma mudança e tanto para uma empresa que um dia foi benchmark no tema paparicação de funcionários, com massagem, comida e academias de ginástica grátis nos escritórios, além de, obviamente, uma mesa para cada funcionário.

Recentemente, a CFO do Google, Ruth Porat, disse que a economia em aluguéis causada pelas demissões e outras medidas poderia chegar a US$ 500 milhões.