João Sobreira, João Paulo Martins e Djary Veiga, fundadores da Advolve. Foto: divulgação.
A iFood, principal foodtech e aplicativo de delivery do Brasil, anunciou a aquisição da Advolve, empresa brasileira especializada em inteligência artificial aplicada ao marketing de performance, por um valor não revelado.
Fundada em 2023, a Advolve possui sede na capital paulista e oferece uma plataforma que automatiza os processos de anúncios digitais via modelos de IA e machine learning.
Sua arquitetura executa testes simultâneos, cria e ajusta automaticamente elementos criativos, como textos, imagens e vídeos, e aloca o investimento de acordo com o que está desempenhando melhor.
No ano passado, a empresa foi uma das 10 escolhidas pela Google for Startups para a AI Academy, um programa de aceleração voltado startups brasileiras especializadas em inteligência artificial.
Em fevereiro deste ano, a Prosus Ventures, braço global de investimentos em tecnologia da Prosus, controladora da iFood, realizou um investimento na Advolve.
Desde então, a iFood começou a testar projetos em menor escala em conjunto com a startup e, com os resultados positivos, que entregaram um retorno em vendas incremental para as marcas de mais de quatro vezes o valor investido, a relação evoluiu para a aquisição.
Segundo a compradora, o objetivo da compra é acelerar e otimizar as soluções oferecidas pela sua frente de Ads. Criada em 2021, a vertical oferece às empresas acesso qualificado a usuários em momentos de alta intenção de compra, com segmentação precisa.
“A Advolve chega para potencializar a frente de Ads com IA em toda a jornada de uma campanha. A startup tem tecnologia na essência, assim como o iFood, e as duas compartilham a mesma visão de serem companhias guiadas por IA”, explica Sam James, vice-presidente de Ads da iFood.
As duas empresas juntas poderão segmentar o público do aplicativo de acordo com os objetivos de cada marca e medir resultados a cada envio de peça em uma "escala impossível sem o uso de IA".
Além disso, será possível ampliar a presença das campanhas em ambientes digitais e otimizar todo o processo com IA. Isso deve aprimorar a precisão do modelo de closed loop, que mede todo o ciclo da campanha até a venda final, garantindo clareza sobre o impacto das ações.
Com a compra, a companhia projeta que a vertical de Ads, que também engloba soluções de marketing para restaurantes, cresça cinco vezes até 2030.
João Sobreira, João Paulo Martins e Djary Veiga, fundadores da Advolve, e todos os seus funcionários continuam na startup, que se manterá como é hoje, atendendo clientes externos com foco na indústria de bens de consumo e no ecossistema iFood.
“Com o iFood, somamos ainda mais tecnologia e IA a uma grande audiência de usuários. São duas empresas movidas por uma cultura de inovação muito forte e, por isso, essa relação evoluiu naturalmente para caminharmos juntos agora”, explica Sobreira.
Há 14 anos no mercado, a iFood registra mais de 120 milhões de pedidos por mês, com cerca de 350 mil entregadores e mais de 400 mil estabelecimentos cadastrados na plataforma, que atende mais de 60 milhões de clientes por mês em 1,5 mil cidades.
