Da esquerda para a direita: João Paulo Pohl Ledur e Vinicius Lain (Foto: Divulgação)
O Instituto Hélice, ecossistema de inovação alavancado por grandes companhias da Serra Gaúcha, anunciou Vinicius Lain, médico cooperado da Unimed da região, como seu novo presidente.
O profissional assume o posto anteriormente ocupado por João Paulo Pohl Ledur, diretor de estratégia e transformação digital da Marcopolo.
Desde janeiro de 2024 na instituição, Lain iniciou sua trajetória no Hélice como conselheiro, função que atualmente também exerce no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers).
O médico também é professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Entre 2016 e 2024, esteve à frente da direção técnica do Hospital Unimed Noroeste.
Conforme noticiou o portal Amanhã, esta é a primeira vez que o Instituto Hélice é presidido por uma liderança do segmento de serviços.
A gestão segue o modelo de governança compartilhada, que reúne empresas mantenedoras como Randoncorp, Marcopolo, Florense, Soprano e Unimed Serra Gaúcha, além de conselheiros convidados, como a Sicredi Serrana.
"O Instituto Hélice é um espaço de convergência de diferentes visões, experiências e competências. Nosso desafio é fortalecer esse ambiente colaborativo, somando forças com as demais companhias para impulsionar iniciativas inovadoras que gerem valor para os negócios, para as pessoas e para o desenvolvimento da Serra Gaúcha", ressalta Lain.
Criado em 2018, o Instituto Hélice envolve dezenas de empresas além dos seis mantenedores Florense, Marcopolo, Metadados, Soprano, Unimed Serra Gaúcha e Randoncorp.
A associação criou processos estruturados de inovação aberta, a partir dos quais foram feitas aproximações dos integrantes com 188 startups em 2020, dando o primeiro passo para 150 provas de conceito de tecnologia.
O Hélice também investe diretamente em startups, com o objetivo de captar até R$ 4,5 milhões para investimentos em até 20 startups locais nos próximos anos.
A iniciativa coloca, ainda, a mão direto na massa, com um programa para aproximar as empresas de startups de tecnologia, o que está sendo feito em parceria com a aceleradora Ventiur e o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul (TecnoUCS).
