INFRA

LLZ otimiza custos na nuvem da AWS

Projeto da GFT Technologies reduziu gastos totais em 8,85% e trouxe ganhos de 19,39% em descontos.

05 de fevereiro de 2026 - 14:46
Thales Nogueira, head de tecnologia da LLZ (Foto: LinkedIn)

Thales Nogueira, head de tecnologia da LLZ (Foto: LinkedIn)

A LLZ, garantidora condominial mineira, implementou a Cost and Usage Dashboards Operations Solution (CUDOS), solução da Amazon Web Services (AWS) que centraliza, analisa e apresenta custos de nuvem.

O projeto foi liderado pela GFT Technologies, multinacional alemã de tecnologia com forte presença no setor financeiro.

Com o objetivo de ajudar a identificar desperdícios e otimizar gastos a partir de dados de uso, a iniciativa envolveu o desenvolvimento completo da nova plataforma de cobrança da empresa e a estruturação da infraestrutura na AWS. 

Anteriormente, a LLZ enfrentava desafios de escalabilidade e controle de custos em nuvem, cenário que também a motivou a adotar práticas de FinOps e o Cybercheck, solução de segurança que oferece análise robusta da arquitetura AWS em curto prazo.

A companhia optou ainda por implantar soluções da TD Synnex, uma das maiores empresas de distribuição de TI do mundo, em busca de condições financeiras mais vantajosas, como descontos diretos na fatura mensal e prazo estendido de até 60 dias para pagamento das faturas.

Somados a isso, a análise das classes de armazenamento, a revisão das políticas de retenção de logs e os ajustes em serviços como CloudWatch, AWS Config e Security Hub reforçaram o controle operacional, eliminaram desperdícios e elevaram a eficiência de toda a infraestrutura em nuvem.

No panorama geral, a empresa agora pode realizar revisões de instâncias e utilizar armazenamento para otimizar desempenho e reduzir custos, usar tags para rastreamento detalhado de gastos, monitorar logs e ajustes de retenção para evitar despesas desnecessárias e avaliar vulnerabilidades e recomendações de segurança alinhadas ao AWS Well-Architected Framework.

Com o projeto, a garantidora afirma ter ganhado maior visibilidade em tempo real sobre o consumo de recursos e previsibilidade de faturamento, permitindo que a diretoria da empresa acompanhe os gastos através de dashboards gerenciais e realize projeções precisas para as próximas faturas.

A companhia reduziu em 8,85% os custos totais de sua infraestrutura na AWS, além de obter um ganho de 19,39% na utilização de descontos contratados.

“Este projeto nos permitiu não apenas reduzir custos, mas também ter maior controle sobre os recursos e sobre nosso orçamento de nuvem. Agora podemos prever gastos futuros e tomar decisões baseadas em dados reais”, afirmou Thales Nogueira, head de tecnologia da LLZ.

Fundada em 2013, a LLZ é uma das maiores brasileiras dedicada exclusivamente à garantia da receita condominial. 

A companhia atua com o Seguro Receita Condominial em parceria com a BTG Seguros, cobrindo 100% da taxa condominial mensal mesmo em casos de inadimplência.

Criada em 1987, a GFT tem sede na Alemanha e atua principalmente no desenvolvimento de software para grandes clientes do setor financeiro, como Deutsche Bank e Barclays.

No Brasil, projetos de grande porte no Itaú e no Bradesco levaram a operação local a representar 18% do resultado mundial da empresa, sendo o seu maior mercado no mundo. 

Em 2024, a GFT faturou € 871 milhões, uma alta de 10%. A companhia trabalha com a meta de chegar a € 1,5 bilhão até 2029.