
Pablo Castagnini, diretor de Projetos da Isbiz
A Isbiz, consultoria curitibana focada em ERP, CRM, BI, outsourcing e alocação de profissionais de TI; acaba de firmar uma joint venture com o Grupo Accelera.
A meta é faturar R$ 30 milhões no primeiro ano de operação, com foco em SAP.
Para isso, pelo menos R$ 1,5 milhão será investido só na formação da equipe conjunta e ações comerciais.
Os planos para a nova operação, batizada de Isbiz Accera (Accera mesmo, um pouco diferente do "Accelera" original do grupo) também incluem a abertura de uma filial nos EUA no ano que vem e uma na Europa em 2013.
Internamente, por uma questão de capilaridade, as atividades começam pelo Sul e Sudeste brasileiros, explica Pablo Castagnini, diretor de Projetos da Isbiz.
“Já possuímos escritórios em Curitiba e São Paulo, e a Accera tem base fixa em São Paulo. A maioria dos nossos clientes estão nessas regiões. Assim, o foco parte daí”, destaca o executivo.
Depois é partir para outras regiões do país – no segundo semestre, a Bahia está no alvo.
E nesse meio tempo – até julho próximo - 60 vagas deverão ser criadas na nova empresa para consultores e desenvolvedores SAP.
A aposta, segundo Castagnini, é motivada pelo bom momento da SAP no Brasil: em 2010, o país subiu da 8ª para a 3ª posição no ranking das subsidiárias mais lucrativas da empresa em receita de software, com crescimento de 91% na operação nacional.
Já em receita geral, a SAP Brasil cresceu 45%, agregando 359 novos clientes no ano, o que soma uma carteira total de 2.872 ativos.
E para 2011, a meta é que a subsidiária cresça acima da média mundial da fabricante alemã de ERP, cuja previsão é fechar com expansão entre 10% e 14% sobre 2010.
De olho neste mercadão, a Isbiz Accera já projeta um mercado estimado em 90 players em todo país.
Conforme o diretor Comercial da Accelera Training e diretor da Holding Accelera, Rodolpho Moda, a grande jogada será o setor de serviços críticos.
“O know-how de dez anos em treinamentos de SAP para indústrias, somados à experiência da Isbiz em consultoria clássica nos credenciam à prestação de praticamente todos os serviços na plataforma”, confia o executivo.
Como exemplo, Moda enumera serviços como fábrica NetWeaver, implementações, help desk funcional, consultoria, implementações, BI e treinamentos.
Outra previsão de mercado que empolga a nova operação é a 21ª Pesquisa Anual Sobre Administração de Recursos de Informática, da FGV, que indica a SAP entre os líderes de pacote de ERP no país, com 25% de share, atrás apenas da nacional Totvs, que tem 38%, e à frente da americana Oracle, com 17%.
Os bastidores
Castagnini conta que o namoro entre Isbiz e Accelera já vem se desenrolando há tempos.
“A aproximação aconteceu de maneira bastante orgânica. Temos um cliente em comum, que fez a ponte entre as empresas por conta de uma necessidade específica do seu projeto”, conta o diretor de Projetos.
A parceria demonstrou que os perfis de atuação das companhias eram muito próximos.
“Então, acabamos evoluindo para fazer a joint venture”, conclui o executivo da Isbiz.
Quem é quem
A Accelera atua em treinamento, implantação, customização e suporte de ERP SAP.
A companhia oferece as modalidades de capacitação in company, sob demanda ou em seus centros de treinamento, em São Paulo.
A carteira de clientes da Accelera conta com indústrias nacionais e multinacionais de vários estados do país.
Já a Isbiz é uma integradora de soluções de gestão empresarial que atua com ERP, CRM, BI, consultoria em TI, outsourcing e alocação de profissionais de TI.
Além do escritório em Curitiba, a Isbiz conta com unidade em São Paulo, empregando um time de cerca de 80 colaboradores que atendem a uma carteira de mais de 60 clientes.
Parceria também no RS
Em setembro do ano passado, a empresa firmou uma parceria com a Ebis, de Caxias do Sul, com foco no setor vitivinicultor gaúcho.
No acordo, a companhia serrana entrou com expertise em projetos web e o conhecimento de um mercado onde já atende a oito clientes do porte das vinícolas Salton, Cordelier e Jolimont.
Já os paranaenses entraram com a experiência em CRM, ERP e BI.