GUERRA

Israel e Gaza: sem dados de tráfego on-line

Dados saíram do Google Maps, Waze e Apple Maps a pedido de Israel. 

24 de outubro de 2023 - 12:35
Faixa de Gaza fica no centro do confronto entre Israel e Hamas. Foto: Reprodução/Twitter @UNRWA

Faixa de Gaza fica no centro do confronto entre Israel e Hamas. Foto: Reprodução/Twitter @UNRWA

O Google desativou as condições de tráfego em tempo real nos aplicativos Maps e Waze em Israel e na Faixa de Gaza, a pedido de militares israelenses. A Apple também atendeu o pedido e desativou seu app Maps.

A intenção é ocultar movimentos de veículos que possam ser interpretados pelo Hamas como o início de uma invasão terrestre em Gaza. 

Segundo O Globo, o Google também está removendo dados de aglomeração em tempo real na região — que poderiam ser usados para revelar movimentos de tropas israelenses — a pedido das Forças de Defesa de Israel.

A empresa, porém, afirma que a remoção visa garantir a segurança da população.

Conforme o Google, o Maps e o Waze funcionarão sem a informação de tráfego em tempo real, mas os motoristas continuarão a receber o tempo estimado de chegada.

“Como fizemos anteriormente em situações de conflito e em resposta à evolução da situação na região, desativamos temporariamente a capacidade de ver as condições de tráfego ao vivo e informações de ocupação, em consideração à segurança das comunidades locais”, declarou um porta-voz do Google.

No ano passado, a big tech já havia tomado a mesma decisão durante a invasão da Ucrânia, desativando dados em tempo real de veículos e tráfego de pedestres.