OBITUÁRIO

Juergen Rochol morre aos 84 anos

Professor da UFRGS foi o criador do primeiro modem do Brasil.

07 de fevereiro de 2023 - 15:21
Rochol foi um dos pioneiros na comunicação de dados do país (Foto: Gustavo Diehl/ UFRGS Arquivo)

Rochol foi um dos pioneiros na comunicação de dados do país (Foto: Gustavo Diehl/ UFRGS Arquivo)

Juergen Rochol, professor emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e criador do primeiro modem do Brasil, morreu na última segunda-feira, 6, aos 84 anos, em razão de problemas de saúde não detalhados.

Rochol foi um dos pioneiros na comunicação de dados do país. 

Nascido em Berlim, o professor formou-se em física na UFRGS e tornou-se professor na Universidade nos anos 1960, sendo um dos precursores do curso de pós-graduação em ciência da computação da instituição.

Segundo o GZH, o professor projetou e construiu o primeiro modem brasileiro, com tecnologia 100% gaúcha, comercializado pela empresa Parks Eletrônica na década de 1970.

Na área acadêmica, Rochol organizou o 1º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e se aposentou em 2003, mas continuou lecionando. Em 2014, tornou-se o primeiro professor emérito do Instituto de Informática da UFRGS. 

Já no setor privado, trabalhou como engenheiro na Digitel e fundou a STI Informática.

Com a morte do professor, a direção do Instituto de Informática da UFRGS declarou luto oficial nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro.

No âmbito pessoal, Rochol deixa a esposa Vera, dois filhos e três netos. A cerimônia de despedida estava prevista para esta terça-feira, 7, com missa de corpo presente às 13h30.