
Francisco Chang, VP Sênior para América Latina da Kore.ai. Foto: Divulgação.
O mercado de chatbots no Brasil acaba de ganhar um concorrente de peso: a Kore.ai, uma plataforma para criação de assistentes virtuais que é líder no Quadrante Mágico do Gartner e tem 700 funcionários espalhados pelo mundo.
A companhia acaba de abrir um escritório em São Paulo, liderado por Francisco Chang, VP Sênior para América Latina da Kore.ai.
Chang era até o final do ano passado diretor sênior da Zendesk para América Latina e é um executivo experiente, com passagens por cargo de diretoria na SalesForce, Informatica Corporation e Oracle.
Também está no time Fábio Ferreira, ex-diretor de canais para América Latina da Informatica (uma multinacional algo discreta de soluções de gestão de dados), como diretor de vendas e parcerias da Kore.ai.
Completa a lista de contratações Fabio Ferreira, executivo com passagem por áreas de gerência na Neoway, Boa Vista e Zendesk, como head para a área de Vendas e Desenvolvimento de negócios.
O background do time faz sentido tendo em conta o que a Kore.ai vende. A empresa fala em “inteligência artificial conversacional”, o Gartner em “inteligência artificial de conversação corporativa”, e este repórter, com a vontade de simplificar característica dos jornalistas, em “chatbots”.
Seja qual for o termo mais apropriado, a Kore.ai oferece uma solução com a qual é possível criar assistentes virtuais sem conhecimento de programação (o famoso no-code), que interagem com clientes e funcionários como se fossem gente (com linguagem natural, ou NPL, na sigla em inglês).
Para isso, é chave a integração com bases de dados e canais de comunicação das empresas, como WhatsApp, Facebook, Slack, Instagram, CRMs, ERPs, livechats e sistemas de automação de marketing.
Pelo lado do cliente, a solução oferece ferramentas analíticas capazes de analisar o fluxo da conversa, semântica das palavras, expressões idiomáticas, entre outros fatores.
O mercado de assistentes virtuais está muito aquecido, com previsão de aumentar mais de cinco vezes até 2026, quando deve chegar a US$ 102,29 bilhões, segundo dados da Mordor Intelligence.
Uma estimativa realizada no último trimestre de 2021 pela empresa de consultoria Gartner diz que, até 2022, 70% das interações com o cliente envolverão tecnologias de relação com a máquina, como os chatbots ou assistentes virtuais. Isso equivale a um aumento de 15%, se comparado com 2018.
Nem tudo que está no mercado como um atendente virtual realmente resolve o problema, ou pelo menos isso é o que pensa a Kore.ai.
“Consumidores digitais hiperconectados já não se contentam com os meios obsoletos de assistentes virtuais ou chatbots sem poder de resolução efetiva e que não simplificam a comunicação”, afirma Chang.
A empresa já tem também cinco parceiros em segmentos específicos no Brasil, mas não abre quais eles são.
Fundada em 2014, a Kore.ai vem em alta. A empresa projeta fechar 2022 com um crescimento de 100% nas receitas e acaba de receber um aporte de série C no valor de U$ 73,5 milhões do qual participou também a gigante Nvidia.