CROSSBORDER

Magalu tem diretor para integração com AliExpress

Raul Jacob tem experiência em e-commerces chineses como Shein e Shoppe.

12 de julho de 2024 - 11:34
Raul Jacob (Foto: Divulgação)

Raul Jacob (Foto: Divulgação)

A Magazine Luiza, uma das maiores varejistas do país, anunciou Raul Jacob, profissional com mais de 10 anos de experiência, como seu novo diretor de crossborder, responsável por estruturar a integração da companhia com o AliExpress.

O executivo chega da Shein, outra gigante chinesa de e-commerce voltada para moda e beleza, onde atuava como head de marketplace desde 2022.

Antes disso, passou pela Shopee, também um grande player chinês do setor de e-commerce, como gerente de desenvolvimento de negócios.

Seu currículo ainda inclui contribuições a empresas como Dia, para a qual dedicou-se por quatro anos e meio, mais recentemente como gerente comercial nacional; e Procter & Gamble, onde foi responsável pelo setor de TI na América Latina.

“Nosso primeiro trabalho será tirar do papel esse acordo inédito com o AliExpress. Os clientes terão uma experiência de compra única dentro do app, site e loja do Magalu. Estou muito animado com esse desafio”, comenta Jacob.

Com ele, chega também Kael Lourenço, como diretor de marketplace, com a missão de acelerar o crescimento do número de parceiros e ofertas do Magalu.

Lourenço trabalhou no Mercado Livre pelos últimos quatro anos como gerente sênior de marketplace e diretor de marketplace. Em outros momentos, passou pela C&A, SHV Energy e Sage.

“O Magalu já é uma plataforma com muita audiência e com uma operação sólida de marketplace. No entanto, há espaço para acelerar o crescimento dessa operação. Já somos uma das principais do país e vamos consolidar nossa posição”, afirma Lourenço.

Segundo a Magalu, as contratações têm por objetivo acelerar o crescimento de sellers e produtos do negócio nos próximos trimestres. 

Listada no Novo Mercado da B3 desde maio de 2011, a Magalu conta com mais de 38 mil funcionários e 1,2 mil lojas em 20 estados do país.

A companhia possui outras seis marcas on-line: Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM! — além de 340 mil sellers em seu marketplace, que conta com 40 milhões de usuários ativos mensais.

Em 2023, a receita total do e-commerce da companhia foi de R$ 46 bilhões. Seu marketplace, criado há sete anos, atingiu R$ 18 bilhões em vendas, com crescimento de 17% em relação a 2022.

Em junho deste ano, a empresa anunciou um acordo com o AliExpress, gigante de e-commerce do chinês Alibaba Group, para que as empresas vendam seus produtos no marketplace uma da outra a partir do terceiro trimestre deste ano.

Esta é a primeira vez que o Alibaba firma um acordo com uma empresa fora da China. 

Os itens vendidos no Magalu farão parte do programa Remessa Conforme, que busca simplificar o fluxo de importação, e poderão ser oferecidos pelos vendedores das mais de 1.250 lojas físicas do Magalu espalhadas por todo o Brasil.

A parceria também prevê a distribuição dos produtos da Magalu no marketplace da chinesa, com foco em itens de bens duráveis.