BRASÍLIA

Márcio França no MCT?

Para abrir espaço para o Centrão, França pode assumir Ciência e Tecnologia.

29 de agosto de 2023 - 08:20
Márcio França. Foto: Reprodução/Facebook

Márcio França. Foto: Reprodução/Facebook

Márcio França (PSB-SP), atual ministro de Portos e Aeroportos, pode assumir o Ministério de Ciência e Tecnologia, como parte de uma ampla reforma ministerial visando acomodar o Centrão no governo.

Como consequência, a atual ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB-PE), pode acabar no Ministério da Mulher.

O assunto está em discussão nas últimas semanas, revela o site Poder360.

A meta final é colocar PP e o Republicanos, partidos chave do chamado Centrão, dentro do governo Lula. 

Os partidos do grupo não estão contentes com apoiar o governo em troca de dinheiro de emendas liberado pelo Palácio, querendo também cargos dentro do governo, incluindo ministérios e estatais.

Por isso, França deve ceder para Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) o Ministério de Portos e Aeroportos, que controla coisas como a construção de aeroportos regionais e se acomodar no Ministério de Ciência e Tecnologia, cujos predicados são mais modestos.

O MCT é um feudo tradicional do PSB. A pasta já foi comandada por integrantes do PSB nos governos Lula 1 e 2, como Eduardo Campos e Roberto Amaral. França inclusive foi cotado durante a transição para assumir o MCT.  

A troca faz todo o sentido na lógica interna de Brasília. O problema é só como as mudanças vão afetar o funcionamento do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Santos nomeou três secretários, sendo um um nome mais acadêmico, e outros dois com algum nível de ligação com o PCdoB. O último foi nomeado ainda em junho.

Caso França sofra pressão do PSB para renomear os cargos, o que é provável, o ministério vai começar tudo do zero.