Foto: Divulgação
A Microsoft se uniu à Gerando Falcões, ONG que atua para reduzir a desigualdade nas periferias brasileiras por meio de educação, desenvolvimento econômico e transformação social, para lançar o COLAI, programa voltado à formação de jovens aprendizes de 15 a 18 anos para oportunidades no mercado de tecnologia.
O projeto combina gamificação, inteligência artificial e metodologias ativas para promover aprendizagem prática, trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de pensamento crítico, com base em lógica computacional e desenvolvimento de software.
Para isso, o conteúdo se apoiará em plataformas como o Minecraft Education, Copilot, GitHub e Microsoft Fabric, em busca de tornar a experiência educacional mais intuitiva, prática e inspiradora.
Com duração de 12 semanas e carga horária total de 56 horas, o programa segue um modelo de aprendizagem orientado por projetos, para os estudantes aprenderem colocando a mão na massa.
No projeto final, os alunos desenvolverão soluções tecnológicas voltadas a negócios dentro do ambiente do jogo, aplicando de forma integrada conhecimentos técnicos e competências socioemocionais, como colaboração, criatividade e comunicação.
A conclusão do curso contará com apresentações presenciais dos projetos em um evento no escritório da Microsoft, em São Paulo, reunindo profissionais da companhia e representantes de empresas parceiras da Gerando Falcões.
“O COLAI reflete nosso compromisso em capacitar pessoas com as habilidades necessárias para prosperar na era da IA. A iniciativa amplia a democratização do acesso à IA, à educação tecnológica e à formação de talentos no país, especialmente em territórios de maior vulnerabilidade social”, comenta Lucia Rodrigues, diretora de capacitação em IA da Microsoft Elevate.
O COLAI faz parte do ConectAI, iniciativa lançada pela Microsoft em 2024 para formar 5 milhões de brasileiros em habilidades de IA até 2027. Até o momento, mais de 2,8 milhões de pessoas já foram capacitadas e mais de 979 mil obtiveram certificações.
O ConectAI é implementado por meio de uma ampla rede nacional composta por 43 parceiros dos setores governamental, da sociedade civil e da iniciativa privada, que inclui organizações como a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o SENAI-SP, o Ministério do Trabalho e Emprego, a Fundação Bradesco, a Nova Escola e a UNICEF.
Fundada em 2011, a Gerando Falcões é um ecossistema que entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades. A organização já impactou mais 717 mil pessoas em 5,5 mil favelas de 25 estados.
